Sistemas Operacionais

19/10/2011 00h29 - Atualizado em 19/10/2011 02h59

Android Ice Cream Sandwich: repensado do zero, sistema traz mudanças mágicas

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A versão 4.0 do sistema operacional móvel Android, conhecido pelo codinome Ice Cream Sandwich, foi anunciada oficialmente pela Google em um evento realizado nesta quinta-feira (19), em Hong Kong. Com o lançamento, o Android entra em uma nova fase de integração em dispositivos móveis, oferecendo um sistema remodelado e cada vez mais ajustado para os novos "super smartphones" e tablets, dos quais os fabricantes prometem lançar no mercado nos próximos meses.

Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)Home screen do Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)

Android Ice Cream Sandwich foi apresentado sob o hardware do novo Galaxy Nexus

O evento começou com J. K. Shin, presidente de operações da Samsung, falando da importância do Android, que hoje é o sistema operacional móvel número um do mundo; e de como a Samsung está envolvido nesse projeto. Logo depois apresentaram o primeiro smartphone com o sistema Ice Cream Sandwich do mercado, em uma versão que promete uma ótima experiência na nuvem, compatibilidade com a tecnologia LTE (4G) e melhores recursos de navegação nos tablets e nos smartphones.

Andy Rubin então subiu ao palco para falar especificamente do Android 4.0 Ice Cream Sandwich, enfatizando as propriedades e benefícios da nuvem na nova versão - uma vez que os novos smartphones trabalham o tempo todo conectados, e com a nova versão do Android isso não vai ser diferente. Com isso, o novo smartphone da empresa, o Galaxy Nexus, foi oficialmente apresentado aos jornalistas.

Depois da apresentação do novo Galaxy Nexus, o Ice Cream Sandwich recebeu a merecida atenção nos detalhes. Matias Duarte, o homem responsável pelo projeto Honeycomb, subiu ao palco e detalhou o quanto o sistema evoluiu até agora e em tão pouco tempo. Para ele, a "alma" do Android é representar aquilo que as pessoas são, e o que elas esperam de um sistema. "Hoje, as pessoas gostam do Android, querem o Android, e sabem como ele é poderoso. Mas, ainda assim, é difícil definir o que é o Android em sua essência", disse.

Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)Widgets e atalhos na home screen do Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)

Design e usabilidade do Android foram repensados no novo Ice Cream Sandwich

Duarte então definiu o novo projeto em três princípios básicos. O primeiro deles é que o Android deveria encantar com o seu design. No novo sistema, eles atualizaram as funções de papel de parede e as animações para bloqueio de tela. Os botões virtuais são mais atraentes, e o sistema se tornou mais simples e rápido no seu acesso pelo toque na tela. Os gestos para navegação nas telas de aplicativos se tornaram mínimos, sendo otimizados para adição de widgets, com uma navegação bem mais suave e prática.

Nas telas de exibição de aplicativos, a animação foi alterada. Quando você desliza de uma página para a outra (na tela de aplicativos instalados), um efeito de sobreposição passa a página de trás para a frente. Outra modificação feita é a organização de atalhos através de grupos, que podem ser combinados ao gosto do usuário. A interface lembra - de longe - o sistema de pastas do iOS, mas há uma diferença: se você desejar, pode deixar um ícone na barra de tarefas para representar o grupo recém criado.

Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)No Ice Cream Sandwich, não é necessário mais operar através dos botões físicos (Foto: Reprodução/Engadget)

O segundo conceito é o poder que o usuário tem no Android. O sistema possui uma nova interface para a lista de atividades no aparelho, agrupando tudo em forma de lista, como mensagens recebidas e enviadas, chamadas, dentre outros recursos. Em função, até lembra o Timescape, presente nos smartphones da Sony Ericsson.

O teclado também foi remodelado, e agora oferece múltiplas sugestões de palavras e novos modos de edição, e a interface, claro, também foi ligeiramente modificada. O aplicativo de envio de mensagens está mais simples, com um ar minimalista. Além disso, você pode redigir textos por meio do comando de voz, "ditando" toda a mensagem a ser enviada, incluindo pontuações e até comandos para smile faces.

Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)O Face Unlock desbloqueia o smartphone ao reconhecer seu dono pela câmera de videochamadas (Foto: Reprodução/Engadget)

Novos recursos do Android Ice Cream Sandwich mostram que evolução não foi apenas estética

O terceiro conceito apresentado foi o da segurança. O Ice Cream Sandwich ganhou um novo recurso chamado Face Unlock, que só desbloqueia o aparelho quando o seu proprietário estiver diante da câmera frontal. Curiosamente a função não funcionou com perfeição na demonstração do palco, mas vamos deixar isso de lado (por enquanto).

Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)O recurso não funcionou como esperado durante a apresentação do Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)

A seguir, foi apresentado o novo navegador de internet do sistema, que agora apresenta uma experiência muito próxima a dos navegadores de desktops. Dentre as novidades, os favoritos guardados no Android agora ficam sincronizados com os favoritos do desktop - os registros serão feitos por meio de sua conta Google.

O Gmail também foi remodelado, e conta agora com duas linhas de preview, oferecendo os comandos mais usados. Enviar respostas a múltiplos contatos ficou mais simples, e agora dá para navegar entre mensagens selecionadas. Nas buscas, ao digitar as primeiras letras do e-mail ele rapidamente exibirá os contatos associados à sequência dos nomes. Dentre outros vários recursos, merece atenção também as buscas de e-mails no modo offline.

O calendário também ganhou algumas mudanças, agora com um visual muito mais limpo e prático. Se você quiser ver os detalhes de suas atividades, é só você dar zoom in com o movimento de pinça na tela.

Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)Nova tela de notificações do Android Ice Cream Sandwich reúne redes sociais com recursos do telefone, como mensagens (Foto: Reprodução/Engadget)

Controle total dos recursos e aplicativos rodando no seu smartphone

O Ice Cream Sandwich oferece um controle mais prático dos recursos do smartphone, dando ao usuário uma ferramenta completa do que está sendo consumido pelos aplicativos, tanto em seu hardware como no gasto com dados. O usuário pode especificar o quanto de memória e de dados cada aplicativo deve consumir em uma seção.

Câmera tudo-em-um dá fim a alguns dos apps mais famosos da Android Market

Dentre os novos recursos de câmera, o primeiro a ser apresentado foi um dos principais destaques do iOS 5, para iGadgets: agora você acionar a câmera na tela de bloqueio do aparelho.

Uma vez registrada a foto, o usuário agora tem uma série de opções de envio: e-mail, redes sociais, comunidades online, todas elas devidamente identificadas por ícones. Basta selecionar e enviar. A câmera também é capaz de identificar automaticamente o sorriso de uma pessoa, e registra a imagem de forma autônoma.

Mas o que mais chama a atenção são os novos recursos de edição nativa. Além dos filtros hipsters, parecidos com os oferecidos no Vignette (e equivalentes), a câmera ganhou também nativamente o recurso Panorama, já conhecido em outros dispositivos. Outro detalhe é a galeria de imagens, mais simples e rápida, e agora com mais espaço para exibir múltiplas fotos com um tamanho maior, tirando aquele vazio da aplicação em si.

Nos recursos de vídeo, alguns prometem resultados bem interessantes, como o Camera Dig, que pode simular efeitos de passagem rápida de tempo, ou gravação em câmera lenta.

Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução)A câmera ganhou um visual novo, além de mais agilidade e recursos como Panorama e efeitos hipsters (Foto: Reprodução)

Contatos e redes sociais, finalmente juntos

Na busca por uma forma mais interativa e atraente de mostrar seus contatos no telefone, os desenvolvedores criaram o People App. O aplicativo apresenta na guia de detalhes dos seus contatos todos os tipos de comunicação com o usuário (telefone, Twitter, LinkedIn, e-mail, Facebook, etc), e em guias separadas você pode ver os álbuns de fotos, updates nas redes sociais, e várias outras atividades do seu amigo pela internet. Algo parecido com o que o Windows Phone 7 faz em seus smartphones com o Facebook, mas mais aprimorado.

Neste mesmo recurso, você pode optar pelo acesso detalhado aos dados dos seus amigos de uma forma mais direta, separados em guias que, quando acionados, exibem tudo (como a timeline do Facebook e do Twitter) de forma simples e direta.

Não menos importante, o voicemail permite que você deixe mensagens de voz ou de vídeo na conta Google de seu contato, caso ele tenha uma.

Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)

Recurso de NFC mostra potencialidades maiores que a de pagamentos móveis

As aplicações do NFC no Ice Cream Sandwich encerraram a noite com chave de outro. Caso o usuário queira compartilhar conteúdos como páginas de internet, ou o posicionamento de mapas, basta encostar as costas dos dois aparelhos e, em questão de segundos, o conteúdo é compartilhado. Não há mensagens de confirmação nem nada irritante no meio. O sistema funciona também para indicações de aplicativos no Android Market, interação com jogos e aplicativos de terceiros. Agora só depende dos desenvolvedores de apps.

O Galaxy Nexus é o primeiro smartphone a contar com o Ice Cream Sandwich. O kit de desenvolvimento para o novo sistema já está disponível para os desenvolvedores em www.android.com. Sabe-se que ele chega em novembro, mas quando vai chegar no seu smartphone já é outra história.

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Medeiros
    2011-10-23T11:20:27

    Enquanto vocês brigam pra saber quem é o melhor, a Apple e a Google ficam cada vez mais ricas. Vocês são os DONOS de alguma dessas empresas? Então usem o que o dinheiro de vocês pode comprar. O resto é resto.

  • Ricardo Lemos
    2011-10-22T03:51:38

    Android é melhor em varios aspectos. quando chagar o win8 nos aparelhos quero ver briguinhas toscas de vcs uahauahuahaua

  • Carlos Gustavo
    2011-10-19T22:12:04

    . Questão de bateria, é meio óbvio que é questão de hardware, o Google não tem nada a ver com isso. “Ate na modo de chamar eles querem bater de frente com a Apple kkkk ICS kkkkkkk que coisa mais tosca. Mas o bom de lançar o sistema depois da apple é pq vc pode ver oque colocaram para colocar algo igual ou melhor.” VOCÊ MERECE UMA SALVA DE PALMAS PELA SUA INTELIGÊNCIA, O Android vem usando nomes de sobremesas há tempos, Ice Cream Sandwich ou ICS é só a sigla como iOS é só a sigla do produto de Iphone Operation System ou iOS...

  • Carlos Gustavo
    2011-10-19T22:08:17

    Me fale qual é a de vocês de ficar discutindo qual é o melhor? O iOS 5 ou o Ice Cream Sandwich. Li várias opiniões aqui, eu sou muito fã do Android, desde a sua versão 2.0 sendo o avanço total da 1.6. Não posso deixar de citar que o iOS é uma ótima plataforma, com todo o seu design e todas as funcionalidades, a Apple é sim uma ótima desenvolvedora de sistema mobile. O iOS vai fazer pelas minhas contas, 5 anos em junho de 2012 ( há 4 anos e meio o primeiro iPhone foi lançado), o Android está completando 3 ( contando a partir da 1.5 que é uma versão “utilizável”) e está em avanço constante...

  • Hudson Rocha
    2011-10-20T12:30:40

    o ios5 pode ser maneiro..so vou poder dizer legal depois de testar mas que o icecream parefe ser f..parece sim!! hehehe

  • Hudson Rocha
    2011-10-20T12:18:00

    CADA SISTEMA TEM SUA VANTAGEM..ja usei iphone gostei mas sou fã do android..tenho meu milestone rodando o 2.3.7 a 1 ghz..não é perfeito mas me encanta..mas se pegar um iphone 3gs e instalar o ios5 vai rodar mas não terão todas as funcionalidades do aplicativo rodando 100% pois a parte de hardware deixa a desejar por causa de algumas funções.mesma coisa do android..tem seus defeitos.mas a graça é poder-mos a cada dia descobri-mos coisas novas..e os novos aparelhos então..show de bola.então parem de brigar pra ver quem é melhor e vamos usufruir dessa dessa tecnologia a nosso favor.

  • Juan Mello
    2011-10-20T10:32:20

    O Gabriel antes de falar asneira apreenda, todos os iphones aceitam os sistemas ios então se vc não tem pode comprar um usadinho do 3gs que ele vai aceitar sim o ios5, e aproveita pra trocar esse motorola, que alem de ser lerdo é travado pacas.

  • GABRIEL TENAN
    2011-10-20T01:51:15

    Fabiano Santos, coloque o ios 5 no iphone 3gs então? , ah que pena, nao da neh? pois meu milestone tem android 2.35, o mais novo antes do lançamento desse, que tambem será compativel com omilestone. celular da mesma epoca do 3gs.

  • Fabiano Santos
    2011-10-20T01:25:28

    Gozado,disseram aqui que sempre vao ter os apple fanboys para vir aqui e soltar um comentario desnecessario.Esse mesmo individuo falou em "comunismo Apple",e depois,os fanboys e que fazem comentarios desnecessarios!!Falam tanto dessa liberdade que o android proporciona,mas se pensarmos bem,td hora eles lancam uma versao nova do sistema,e,na maioria das vezes vc nao consegue atualizar,sendo necessario um aparelho mais novo e mais poderoso,o que te "obriga" a comprar outro aparelho.Isso nao ocorre no iphone,onde os upgrades servem perfeitamente no aparelho novo.Pensem bem nessa tal liberdade!!!

  • Carlos Gustavo
    2011-10-19T22:13:56

    Questão de datas, porque a Apple não lançou o iOS 5 depois do Android então? Ai a Apple jamais poderia estar tentando melhorar o iOS dela. (Fora que eu nem devia estar comentando isso, já que eu respeito a Apple.) e isso é só concorrência, é claro que o Android quer ser melhor que o iOS, ele quer ganhar mais lucro, isso é o básico do mercado de consumo. Bom, esses foram os cometários mais destacáveis aqui, desejo-lhes uma boa noite. E lembrem-se cada um tem a sua plataforma de preferência, sendo as duas ótimamente destacáveis no mercado. (:

  • Carlos Gustavo
    2011-10-19T22:11:06

    “Ainda falta alguns séculos para o Android ser um iOS, séculos....” Ai que você se engana. O iOS está em desenvolvimento, como já foi dito, há 10 anos, o Android está em desenvolvimento, desde 2008 com a formação da Open Handset Alliance, e tem um grande crescimento. O iOS não é insuperável, ele só tem um design e recursos atraentes, o iOS pode sempre estar a frente do Android, ou não, ou o Android pode simplesmente modernizar o mundo dos smartphones com o lançamento do Android 5.0, resta somente ao Google e a OHA decidir isso, e é claro conseguir fazer isso possível...

  • Carlos Gustavo
    2011-10-19T22:10:20

    “Quero ver quando sai o Android Chiclete Ploc se todos os smartphones e tablets que tem o Ice Cream vão ser atualizados para o novo. A Sansumg quando lança um Android novo abandona os gadgets com Android antigo, já o iOS é diferente, a Apple não nos abandona.” Não abandona né, então me diga porque o iPod da 2ª geração não é atualizável ao famoso iOS 5????...

  • Carlos Gustavo
    2011-10-19T22:09:14

    Então nesse ponto o Android é semelhante ao iOS, eu por exemplo tenho um Milestone 1 (A853) a minha última atualização oficial é e vai ser, sem sombra de dúvidas, o Android 2.2 FroYo, temos as questões da operadora, meu caro, eu comprei o meu desbloqueado e NUNCA tive esse problema, assim q a atualização saiu, eu fui lá e instalei-a. O meu Milestone um está desatualizado, como um iPhone 3G estaria hoje. O Android é de código aberto, qualquer um pode customizá-lo como bem intender. Já o iOS não, mesmo com o Jailbreak...

  • Carlos Gustavo
    2011-10-19T22:08:46

    Sendo uma plataforma totalmente flexível ( Podendo se instalar até outro OS). O Android está sim atrasado em alguns pontos, mas ele procura sempre melhorar esses pontos. O grande problema da Apple é que você não recebe mais a atualização dependendo da sua versão, a segunda geração do iPod Touch não “suporta” o iOS 5 com todas as suas maravilhas multi programáveis...

  • Jose Santos
    2011-10-19T02:06:25

    Ate na modo de chamar eles querem bater de frente com a Apple kkkk ICS kkkkkkk que coisa mais tosca. Mas o bom de lançar o sistema depois da apple é pq vc pode ver oque colocaram para colocar algo igual ou melhor. A prova está nessa matéria! Alias, as notícias mostram o desespero, inclusive da Samsung, de alcançar a Apple, vendendo seu melhor smart a 2 dolares la na Australia.

  • mauricio oletto
    2011-10-19T01:57:03

    "Felipe Cavasotti" mais um fasboy do ios aqui não é lugar pra vc estar...

  • Rafael Cury
    2011-10-19T01:41:55

    Para os Iphoneros de plantão rsrs já vão se preparando pra usar andróid pois o IOS vai ficar para trás do ICS.

  • Felipe Cavasotti
    2011-10-19T01:32:02

    Galaxy jamais sera melhor que o IPhone!!! fato!!! barômetro???? tão de sacanagem neh! apesar que ninguém consegue sair de casa sem medir a pressão atmosférica! #sarcasmo

  • Elvis Silva
    2011-10-19T01:08:13

    Show de bola o Android 4.0 e o Galaxy Nexus. Já to doido pra compra o meu !

  • Cesar Maciel
    2011-10-19T08:26:42

    Tanto o iOS quanto o android tem seu público. Quem quer o inigualável padrão de qualidade Apple (q vem junto com inúmeras limitações), deve ficar mesmo com o iPhone. Quem quer + liberdade e versatilidade, usa o Android. Tenho Galaxy S2 e não o troco por 10 iPhones. Agora quando me consultam sobre qual aparelho comprar, pelo perfil da pessoa, recomendo, volta e meia, o iPhone. Tem gente q não saberia usufruir das infinitas possibilidades de um Android (mesmo sem o ROOT). iPhone, com Jailbreak, até q quase dá a liberdade q o Android oferece. Enfim, discutir isso é besteira! Mas eu quero o ICS!

  • Vinícius Corte
    2011-10-19T08:00:45

    Eu fiz a ROOM limpa no meu GS2 que eu vi num site, rodou perfeitamente, sem aquela tralheira que vem com a operadora. Minha pergunta é se a atualização é baixada pelo Samsung Kies (que vamos a falar a verdade, é MUITO LENTO).

  • Adan Scaramelo
    2011-10-19T04:14:06

    Por estas e por outras que eu amo o Android!!! Esperando anciosamente pelo Galaxy com Android!!! Chupa essas Iphoneros de plantão!!! xDDD

  • Fagner Santos
    2011-10-19T04:11:18

    Acho que a abreviação foi dada pelos usuários e mesmo que a empresa venha a usar não julgaria como copia, como diria o Jobs, são apenas semelhanças... lançar depois da Aplle pra fazer algo melhor não é preciso, ou vc acha que a Aplle inovou quando lançou o Siri, serviço semelhante ao Google Voice só que com algumas melhorias... uma coisa é uma empresa fabricar um modelo Smartphone, outra é fabricar mais de 10 modelos diferentes... logico que se comparar-mos o Iphone com SG2 a diferença é absurda.. mas de juntarmos todos aparelhos da samsung pra fazer essa conta? acho que seria covardia....

  • Marcio Martins
    2011-10-19T02:55:50

    Ou espera sair a atualizacao oficial da operadora (seculos) ou faz por conta e risco, removendo as configuracoes da operadora, etc. Da pra fazer e nao e tao dificil mas nao recomendo se nao tiver certa experiencia. OBS: Isso detona a garantia.

  • Vinícius Corte
    2011-10-19T02:07:30

    Como faço pra fazer o download do Android 4.0 no meu Galaxy S2 Quando for lançado para usuários?