O lançamento do Samsung Nexus, primeiro smartphone a levar consigo o Android 4.0 Ice Cream Sandwich, estava marcado para hoje (11), mas como se sabe, ainda na semana passada a Samsung resolveu postergar o evento Unpacked, onde Nexus, Android 4.0 e outros lançamentos teriam lugar.

Com a morte de Steve Jobs, assumiu-se que a Samsung e o Google decidiram adiar o evento em honra ao falecimento do empresário, o que posteriormente foi confirmado pela empresa. Entretando, parece que ambos os produtos que seriam os principais destaques da conferência, o novo Android e o novo Nexus, foram abortados porque há pontos que geram controvérsias entre Google e Samsung.
Um blogueiro russo, com um sólido histórico de informações e furos sobre a indústria, relatou via Twitter que Nexus Prime e Ice Cream Sandwich terão algumas funcionalidades revistas ou canceladas pelo Google. O motivo? Aparentemente porque seriam eventuais chamarizes para novas batalhas nos fronts da eterna Guerra de Patentes – que mobiliza há um bom tempo Apple e Samsung, que se engalfinham nos tribunais pelo uso de nomes e tecnologias.
A notícia é ruim para quem espera ansioso pelo novo Android 4.0 – especialmente pela promessa de que, enfim, o sistema operacional teria fôlego nos tablets. Mas como não é só tirar e colocar partes do sistema, algumas alterações podem levar algum tempo, adiando indefinidamente o lançamento do novo Android.
As informações não são oficiais e nenhuma das duas empresas se apresentaram para negar ou comentar as informações. Ressalta-se que, até aqui, o lançamento do novo Nexus e do novo Android ainda não têm data definida.
Via BGR.