Sistemas Operacionais

25/10/2011 17h53 - Atualizado em 25/10/2011 17h53

Motorola Droid RAZR terá bootloader destravado

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

Essa é uma excelente notícia para quem tem interese em adquirir o Motorola Droid RAZR: parece que o mais novo aparelho da Motorola terá um bootloader destravado oficialmente. Graças ao recurso, os usuários poderão fazer root em seus dispositivos e instalar ROMs personalizadas, como a famosa CyanogenMod ou a MIUI.

Motorola Droid RAZR (Foto: Divulgação)Motorola Droid RAZR (Foto: Divulgação)

Apesar das alegações da Motorola de que todos os seus aparelhos com Android teriam bootloaders destravados, o Droid RAZR será o primeiro smartphone a ter o recurso lançado oficialmente, o que é uma boa notícia, pois soluções oficiais tendem a ser um modo muito mais seguro de se fazer root no seu dispositivo. Com isso, a experiência de customização e de adoção de ROMs personalizadas torna-se ainda mais profunda e segura para o consumidor.

Infelizmente, como não poderia deixar de ser, há um empecilho: parece que a decisão final de manter o bootloader destravado vai ficar a critério das operadoras, e só elas poderão decidir se aparelho terá essa opção. No caso da Verizon, uma operadora de telefonia móvel americana, eles optaram por desabilitar em todos os seus Motorola Droid RAZR. A decisão provavelmente tem a ver com segurança, já que um bootloader bloqueado tende a tornar o dispositivo mais seguro.

O que é bootloader?

O bootloader é basicamente uma função que permite que o usuário tenha acesso administrativo (total e sem limites) às funções de seu smartphone. Dessa forma, qualquer um poderá instalar, desinstalar, modificar e fazer tudo o que você bem entender com o seu aparelho, inclusive trocar o sistema operacional.

Não temos certeza se operadoras de outras partes do mundo vão permitir que o bootloader no Droid RAZR se mantenha destravado, mas parece que, de acordo com a Motorola, ele será destravado sim em todo resto do mundo. Confirmando a notícia, quando ele chegar no Brasil os usuários não terão problemas em usar o "root".

Via Android Central.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Estevam Alves
    2011-10-31T17:02:00

    Olha..acho q a motofail encontrou a solução pra ngm reclamar mais das suas desatualizações...já libera logo o aparelho pra qm quiser mudar td e pronto....aff

  • Estevam Alves
    2011-10-31T17:01:10

    "só querem si aparecer" foi tenso d+, agora " Smartfones" doeu de ler!!!!!! vai procurar um professor de português meu filho!!!

  • Daniel Benicio
    2011-10-26T13:33:51

    essas pessoas só querem si aparecer ficam falando d celulares q já foram lançados a muito mas já faz de 1 a 2 semanas tinham, q enviar isso era depois de 5 a 10 depois d saberem da notícia, mas o celular é bom, porq é claro porq tem o sistema mais utilizado do mundo inteiro entre tablets e Smartfones!