Sistemas Operacionais

26/10/2011 14h55 - Atualizado em 26/10/2011 18h22

Nokia Asha: montados no Brasil, modelos populares terão de dual-chip à teclado QWERT

Ramon Cardoso
por
Da redação

O primeiro dia do Nokia World 2011 foi marcado pela presença dos novos smartphones da Nokia com sistema Windows Phone, o Lumia 800 e o Lumia 710. Porém, uma nova linha de celulares econômicos também foi anunciada, a linha Asha, com quatro novos aparelhos. A empresa já confirmou que os modelos chegarão ao Brasil, e que, inclusive, serão fabricados aqui.

Asha, que em hindi quer dizer "esperança", parece uma aposta da Nokia para os mercados em ascensão para conquistar uma importante fatia volumosa de consumidores, chamados de "next billion" (próximo bilhão) pela companhia. A linha é composta pelos modelos Nokia Asha 200, 201, 300, 303, e tem como principal apelo o entretenimento.

Não há previsão de quando os smartphones estarão no mercado brasileiro, nem um preço estimado, mas por serem fabricados no país eles poderão contemplar algumas reduções de impostos.

Todos a linha Asha é composta por modelos mais simples que os smartphones Lumia, e não utilizam o Windows Phone Mango como sistema operacional. Em vez disso, os novos celulares carregam consigo uma versão remodelada da plataforma Series 40, com um visual mais consoante com o que foi apresentado pela empresa há alguns meses. Vamos a eles:

Nokia Asha 200

Nokia Asha 200 (Foto: Divulgação)Nokia Asha 200 (Foto: Divulgação)

O primeiro celular da linha Asha é um Dual SIM com o interessante recurso Easy Swap, onde é possível realizar a troca de chip sem que seja necessário desligar o aparelho. O teclado QWERTY é um outro grande atrativo do Nokia Asha 200, bem como as oito opções de cores disponíveis, que incluem grafite, verde, azul, branco-pérola, aqua, laranja e rosa claro, variando em cada país.

O aparelho possui uma tela de 2.4 polegadas (320×240), câmera de 2 megapixels e memória de até 10 MB, expansível via microSD para até 32 GB. Na parte do entretenimento, o Asha 200 possui integração com as redes sociais, chats e contas de e-mail. Para completar, ele vem com um poderoso alto-falante e uma bateria capaz de suportar até 52 horas de reprodução de áudio, mas a mais curiosa função é sua capacidade para gravar rádio FM.


Nokia Asha 201

Nokia Asha 201 (Foto: Divulgação)Nokia Asha 201 (Foto: Divulgação)

O Asha 201 possui as mesmas características do modelo 200, com a diferença de ele suportar apenas um chip. Assim como o modelo anterior, seu preço será de aproximadamente 150 reais (convertido do preço anunciado, de 60 euros).


Nokia Asha 300

Nokia Asha 300 (Foto: Divulgação)Nokia Asha 300 (Foto: Divulgação)

Esse é um modelo um pouco mais completo que os dois anteriores. O Asha 300 possui compatibilidade com a rede 3G, processador de 1 GHz e uma tela capacitiva touch de 2.4 polegadas, apesar da presença do clássico teclado alfanumérico.

O aparelho possui memória interna de 140 MB e slot para cartões microSD, permitindo a expansão da memória para até 32 GB. Além disso, o Nokia Asha 300 vem equipado com uma câmera de 5 megapixels e um software para edições básicas de imagem. O aparelho custará, lá fora, aproximadamente 210 reais (85 euros).


Nokia Asha 303

Nokia Asha 300 (Foto: Divulgação)Nokia Asha 300 (Foto: Divulgação)

A tela capacitiva touch do Nokia Asha 303 possui 2.6 polegadas, e por ser um pouco maior que a do Asha 300, pode ser usada tanto na horizontal como na vertical. Porém, diferentemente do outro modelo, em vez de vir com teclado alfanumérico, ele possui um teclado QWERTY com acabamentos metálicos.

Assim como o Asha 300, o aparelho possui um processador de 1 GHz e é compatível com internet 3G. A diferença, entretanto, fica por conta do adaptador Wi-Fi e da câmera, que possui 3.2 megapixels.

O Asha 303 possui uma série de aplicativos da Nokia, além do popular WhatsApp e do Messenger do Facebook. O celular também será lançado com uma versão do famoso jogo Angry Birds para a plataforma Series 40.

Seu preço ficará em torno de 280 reais, e, assim como os outros celulares da linha Asha, não tem previsão para chegar no mercado brasileiro.


.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Oliveira
    2012-08-08T20:10:21

    meu celular nokia asha201 esta compoplema natorre enãofucina

  • Jamerson Reis
    2011-10-29T17:22:50

    Ù_Ú concordo com o Alex. O povo só sabe criticar o trabalho das empresas boas como a Nokia. Esses telefones celulares são perfeitos, mas tem sempre alguém desvalorizando. Se acha o telefone feio, porque não faz um mais bonito se você puder.. rsrs

  • Jamerson Reis
    2011-10-29T17:19:07

    Danilo e Rodrigo, apontem armas pra cabeça de vocês! KKKKKK os malucos não sabem a diferença de um symbian da nokia para um s40! ENTENDAM: Symbian é s60, s40 é mais simples, ou seja, somente J2ME (java móvel). Se vocês tiram dinheiro de árvore, vão e comprem seus androis que serão ultrapassados daqui a 5 meses. Enquanto isso, a empresa Nokia está de parabéns ao alinhar a economia com tecnologia avançada para modelos baseados em design antigo. Até mais ^^

  • Jamerson Reis
    2011-10-29T17:13:24

    Com certeza o Asha 300 vai ser meu próximo celular, além de tudo o que o Roger disse, eu tenho simples motivos para ter um desses: ele tem um designer de um celular comum e um poder de processamento e gerenciamento de conteúdo excelente, e um dos principais motivos de adquirir ele é que ele tem um aumento de 2MB de memoria java para 4MB! É perfeito ^^

  • Roger Salgado
    2011-10-27T20:53:57

    Vou comprar o Asha 300 por 3 motivos: 1-Celular mais que perfeito pra um cara classe media que nem eu. 2-Nokia dura uns 3 anos brincando, e eu preciso de um celular desse tipo. 3- 1Ghz, touch, camera 5mpx,internet de altissima velocidade (HSUPA) e som de alta qualide, ou seja, PERFEITO!

  • Leonardo Belens
    2011-10-27T09:14:45

    seria a hora d'eu trocar meu @htc por esse Nokia Asha? gostei + do último modelo, com wi-fi e teclado qwerty

  • Samuel Franco
    2011-10-27T08:53:18

    não entendo porque a Nokia equipa esse tipo de processador em um s40,se ainda fosse num s60 não seria tão estranho,o s40 é bem mais limitado que o s60.

  • Bruno Pinto
    2011-10-27T05:18:25

    Os sistemas operacionais da concorrência podem ser melhores do que o da Nokia e algumas pessoas estão dizendo que esse telefone é um lixo, que a Nokia desse jeito vai falir. Porém na minha opinião a Nokia é a melhor marca pois é a mais resistente tem QUASE tudo que os outros tem e dura uns 5 anos fácil. A questão é que celular virou artigo de moda e as pessoas compram essas porcarias tipo Iphone e similares para aparecer, tudo o que o Iphone faz seu PC ou Laptop faz também. Para quem não pensa em trocar o celular a cada 6 meses a Nokia é a melhor!

  • Hudson Rocha
    2011-10-27T03:37:21

    mas pra quem gosta disso ae usa celular so pra fazer e receber ligação ou quer uma boa câmera..manda ver!!

  • Hudson Rocha
    2011-10-27T03:35:39

    bom eu gosto muito dos celulares da nokia são bem resistentes as câmeras são bacanas mas o que estraga é o synbian, tenho um c6 a câmera é show de bola mas o resto nem se compara ao meu milestone pela versatilidade a infinidade de aplicativos..não pego um n8 ou um mais top nokia por essa porcaria de sistema dela!

  • Joao Nery
    2011-10-27T01:39:31

    A Nokia "Asha" mesmo que vou comprar celulares com symbian, to migrando pro android, se windows phome for legal volta a comprar nokia!!

  • LAURO AMARAL
    2011-10-27T01:23:19

    De que adianta ter celular sofisticado se as linhas telefônicas são ruins e os tráfegos de dados uma porcaria,em qualquer operadora?

  • Márcio Santos
    2011-10-27T00:55:05

    AMIGO CADA UM DIZ O QUE PENSA, E SE TIVER ALGUMA MULA AQUI É VOCÊ, QUE NÃO SABE DEIXAR UM COMENTARIO SEM QUERER OFENDER AS PESSOAS QUE VEM ATÉ AQUI PARA VER AS NOVIDADES....O MESMO DEVERIA TER FEITO VC EM DEIXAR UM COMENTARIO SOBRE O PRODUTO E NÃO SOBRE AS PESSOAS....

  • alex silva
    2011-10-27T00:29:56

    Alguém aqui leu a matéria? Ou só viu as fotos? Perceberam que são smartphones ECONÔMICOS (SÃO BARATOS, FORAM FEITOS PARA CUSTAREM POUCO)? É por isso que esse país não vai pra frente, só tem mula aqui!

  • Márcio Santos
    2011-10-27T00:23:03

    Infelismente a nokia não sabe o que os usuarios comuns de aparelhos celulares procuram, pois os modelos lançados são bem feios, poucos agradam o publico que gostaria de gastar um pouco menos......sou promotor de telefonia e escuto todos os dias esse tipo de reclamação, que pena, pois a nokia poderia caprichar mais, ja que seus modelos são realmente bons, porem feios......

  • Claudiomar Galvao
    2011-10-26T23:26:10

    ate meu filho de 1 ano se der um desses ele joga na lata do lixo , extremamente ridicolo

  • Danilo Rego
    2011-10-26T23:06:08

    impressionante a decadencia da nokia, um sistema operacional gratis como o android sendo deixado de lado pelos gigantes da nokia, que não abrem mão do ultrapassado simbian!

  • Renato Barbosa
    2011-10-26T20:28:11

    espero que seja melhor que o modelo c2-06, recebi o aparelho na segunda feira, nunca funcionou, tem sinal quando quer, telefone da assistência não atende nunca e não respondem e-mails. nokia nunca mais na vida, nem de graça

  • Vitor Silva
    2011-10-26T18:58:00

    adorei esses celulares, mas prefiro o N8 E7 entre outros da nokia

  • Fábio Alexandre
    2011-10-26T17:29:28

    Decepcionante!!! Definitivamente a Nokia perdeu o rumo da demanda de celulares. Horríveis!!! Se continuar assim vai falir.

  • Jefferson Velozo
    2011-10-26T17:16:12

    Gosto muito da nókia.

  • Rodrigo Carvalho
    2011-10-26T16:57:17

    Todos ridiculos, nem se custasse 10 reais eu teria coragem de comprar! Sou bem mais comprar uma aparelho com android! do que um com o defazado symbiam s40!

  • Joelan Nunes
    2011-10-26T16:39:19

    O problema é o nosso Brasil e sua carga tributaria. Um celular desses ao chegar ao brasil deve impor o valor de no minimo 300,00.

  • Michel Aguiar
    2011-11-25T11:56:36  

    Eu quero o nokia asha 303 ele é perfeito!!!!!!! tem qwerty touch é nokia (o que ja contribui bastante) todos sabem que android e bom mais que isso é igual moda vem com tudo e vai com tudo tambem adorei e o melhor de tudo que é produzido no brasil

    recentes

    populares

    • Michel Aguiar
      2011-11-25T11:56:36  

      Perfeito??? Você conhece um telefone chamado Galaxy s3?