Sistemas Operacionais

10/10/2011 09h18 - Atualizado em 10/10/2011 09h18

Oracle pretende incluir suporte ao Dtrace para Linux

Robson Sales
por
Para o TechTudo
Oracle. (Foto: Divulgação)Oracle. (Foto: Divulgação)

Relatórios internos mostram que a a Oracle planeja trazer o DTrace (Dynamic Tracing Facility) para o (Oracle) Linux. A informação ainda não foi oficialmente confirmada pela direção das duas empresas. Provavelmente o negócio será incluído em uma futura versão do Oracle Linux baseada no Red Hat Enterprise Linux.

Por enquanto, pouco se sabe sobre o projeto, mas a inclisão do DTrace já é considerada uma das principais funções desde as versões mais recentes do Solaris. Em um post no seu blog pessoal, um dos criadores do DTrace, Adam Leventhal, diz que será interessante ver como o Oracle se comportará com problemas de licenciamento.

A principal razão da negociação é a incompatibilidade de sistemas. O Dtrace está licenciado sob CDDL, que é considerado incompatível com a GPLv2 usado para o kernel Linux. A diferença torna difícil a combinação entre os dois ou a possibilidade de troca. No entanto, com os direitos em mãos, o Oracle diz que poderia resolver o problema.

Especialistas apontam outra possibilidade para resolver o problema da incompatibilidade. A empresa poderia tentar contornar o problema de licença, por exemplo, não adicionando suporte Dtrace diretamente para o kernel, mas permitindo-lhe ser adicionado como uma extensão.

Via: Hh-online

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares