Sistemas Operacionais

23/10/2011 12h35 - Atualizado em 23/10/2011 12h35

Por que o Galaxy Nexus tem um barômetro? Entenda

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A maioria dos entusiastas de tecnologia se questionou sobre a necessidade de um barômetro no recém anunciado Samsung Galaxy Nexus. Medir a sua altitude pode ser útil por muitas razões, mas para o consumidor final, seria um item irrelevante na maioria das vezes, não? Então, afinal de contas, por que um barômetro está presente no Galaxy Nexus?

Galaxy Nexus (Foto: Divulgação)Galaxy Nexus (Foto: Divulgação)

Dan Morrill, um engenheiro ligado ao desenvolvimento do sistema Android, explicou em um post publicado em sua conta no Google+ o que um barômetro está fazendo no novo smartphone da Samsung. De acordo com Dan, o objetivo principal do barômetro é fazer com que o GPS localize a sua altitude de forma mais rápida e precisa.

Para determinar qual é a sua posição exata, um sistema de GPS precisa determinar a sua posição em 4 dimensões (as três dimensões convencionais, de latitude, longitude e altitude, mais o tempo). Os dispositivos Android já contam com o sistema aGPS (GPS assistido), que obtém a sua localização aproximada por meio das torres de telefonia celular e redes Wi-Fi. Depois de obter os dados de latitude e longitude, ele busca a sua altitude estimada (em relação ao nível do mar), tentando aumentar ainda mais a precisão da sua localização.

Os smartphones atuais só levam mais tempo para determinar a sua posição porque eles realmente não possuem uma maneira eficiente para determinar sua altitude. É aí que o barômetro entra em ação: com a ajuda do aGPS para determinar a latitude e longitude, o barômetro determina sua altitude, mostrando sua localização consideravelmente mais rapidamente e com mais precisão.

Morrill também informa que esse método foi implementado no Motorola Xoom, e não é uma novidade entre os dispositivos. A diferença é que ele só não recebeu o destaque que agora recebeu com o Galaxy Nexus. O barômetro também pode ser utilizado para outros fins no futuro, como medidor de pressão.

Via Android And Me.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares