Celular

18/10/2011 18h03 - Atualizado em 18/10/2011 18h03

Siri, a assistente pessoal do iPhone 4S, não dá conta de 4 milhões de usuários

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O avassalador sucesso de vendas do iPhone 4S vem causando ao menos um problema para a Apple e para seus consumidores: o volume de tráfego de mais de 4 milhões de pessoas experimentando o assistente pessoal Siri vem sobrecarregando os servidores, e muita gente, que antes mostrava seu encantamento pela inovação do iOS 5, passou a manifestar descontentamento e irritação pela instabilidade na conexão.

Siri (Foto: Divulgação)Usuários têm enfrentados problemas de lentidão e
ausência de resposta durante as consultas com o Siri
(Foto: Divulgação)

O primeiro grande foco de descontentamento tem sido verificado no Twitter, onde muita gente vem relatando erros constantes de conexão.

A Apple teria subestimado o sucesso da nova ferramenta? É improvável, porque em três dias foram vendidos 4 milhões de iPhones 4S e não há notícias de que ele tenha esgotado. A empresa, portanto, previu o volume de saída dos aparelhos e, consequentemente, de requisições em seus servidores.

Por outro lado, a situação tende a ficar ainda mais crítica caso a Apple emplaque as 25 milhões de unidades do iPhone pretendidas para os próximos meses (sem contar nos próximos iPad e iTouch que poderão engordar consideravelmente o volume de tráfego dos usuários do Siri).

O assistente é impressionante e vem arrancando elogios de muita gente. Há quem o veja como um divisor de águas no modo como faremos buscas no futuro: nada de digitar no Google. Você simplesmente pergunta ao assistente e ele responde a você - com a vantagem de que o software pode “aprender” e evoluir conforme for utilizado. Por outro lado, há quem relate que muitas vezes o programa confunde uma pergunta ou não compreende o que a pessoa diz.

Para além desses problemas aceitáveis, fruto de um primeiro lançamento sujeito a ajustes, estão situações mais graves, como a instabilidade de conexão. Ela aponta para que algo ainda não está perfeito, seja falta recursos (banda) para o volume de informações, seja por um software mal construído.

De qualquer forma, o Siri veio para ficar. É bom se acostumar com ele, porque logo versões semelhantes poderão estar nos smartphones de outros sistemas, dando origem a outras batalhas de patentes nos tribunais.

Via Reuters.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares