Tablet

21/10/2011 19h08 - Atualizado em 21/10/2011 19h08

Smart Cover pode permitir acesso não autorizado de terceiros ao iPad 2 com iOS 5

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Usuários que registraram senhas em seu iPad 2 atualizado com o iOS 5 devem ficar cientes que, em uma circunstância particular, a senha registrada pode ser completamente ignorada. A falha pode permitir que terceiros tenham acesso ilimitado ao seu iPad 2 simplesmente utilizando uma Smart Cover (ou qualquer outra capa protetora semelhante, que usa o sistema magnético da Apple para ativar o iPad 2 do modo de hibernação).

SmartCover para iPad (Foto: Divulgação)SmartCover para iPad (Foto: Divulgação)

A notícia foi divulgada por um site alemão especializado no mundo Mac. A barreira do código funciona conforme o esperado se o tablet simplesmente for colocado em modo de hibernação, mas uma sequência incompleta de desligamento ou hibernação pode deixar o dispositivo vulnerável.

A falha de segurança ocorre quando o usuário pressiona e segura o botão de suspensão, para exibir na tela a mensagem "deslize para desligar". Porém, se você realmente não acionar o comando de deslizar para desligar o tablet, o iPad 2 vai hibernar nessa tela, permitindo que qualquer pessoa simplesmente levante a Smart Cover, cancele a tela de desligamento, que, por sua vez, ignora o código de proteção, e retorna o produto à tela inicial (ou qualquer outro aplicativo que tenha ficado ativo).

Um exemplo do estrago que isso pode causar: você deixou o seu e-mail aberto ao colocar o seu iPad 2 nessa situação. Um intruso poderá, então, acessar e utilizar a sua conta de e-mail sem maiores problemas. Qualquer aplicativo que esteja à esquerda da tela quando o aparelho entrar na tela de desligamento pode ser totalmente funcional quando a vulnerabilidade é explorada.

Além disso é possível utilizar os controles do iTunes, visualizar (mas não executar) alguns aplicativos, excluir ou reorganizar alguns ícones, usar a busca do Spotlight, ver quais aplicativos foram utilizados recentemente (através do App Switcher) e ler as mensagens da Central de Notificação.

Embora seja bastante improvável que os usuários deixem o seu iPad em modo suspenso em uma página de desligar, o fato é que a possibilidade de acesso não autorizado ao iPad 2 com iOS 5 existe, e mesmo essa técnica pode representar algum risco mínimo. Os usuários podem simplesmente desativar o sistema da Smart Cover destravando e travando o sistema através do painel de preferências do tablet. Pelo menos esta é uma solução até que a Apple encontre uma correção para o problema.

Via Electronista.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares