Sistemas Operacionais

22/10/2011 14h20 - Atualizado em 22/10/2011 14h20

Veteranos de BlackBerry estão migrando para outras plataformas, diz pesquisa

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

Os usuários corporativos, que têm sido - por muito tempo - os usuários mais fieis da RIM na batalha contra o iPhone e os dispositivos Android, estão migrando cada vez mais para outras plataformas móveis.

BlackBerry (Foto: Reuters)Blackberry (Foto: Reuters)

Um novo estudo divulgado pela Enterprise Management Associates descobriu que 30% dos usuários de BlackBerry em empresas tem planos de mudar para uma plataforma diferente no ano que vem. A pesquisa aponta que, se isso acontecer, a participação no mercado da RIM terá uma redução significativa, atualmente em 52% (neste mercado).

"Esperávamos ver alguma queda na quota de mercado da RIM, mas estes resultados foram muito piores do que imaginávamos", disse Steve Brasen, diretor de pesquisa da Enterprise Management Associates. "Várias empresas e funcionários indicaram que estavam abandonando os dispositivos BlackBerry para mudar inicialmente para o Android e iOS. Esses dados foram coletados antes das recentes falhas no serviço do BlackBerry, e isso pode ter acelerado ainda mais a migração."

A Enterprise Management Associates também disse que a falta de satisfação do usuário é a principal razão pelo qual eles querem se afastar de dispositivos BlackBerry, já que apenas 16% dos usuários disseram estar completamente satisfeitos com seus dispositivos. Em contraste, 44% dos usuários de iPhone disseram estar completamente satisfeitos com seus aparelhos.

Na semana passada a RIM foi atingida por uma situação embaraçosa, quando seus serviços sofreram uma interrupção de quatro dias. A empresa, desde então, ofereceu aos seus clientes aplicativos de graça para compensar a falha.

Você é ou já foi usuário do BlackBerry? Pensa em migrar para outra plataforma? Deixe a sua opinião nos comentários.

Via Giga OM.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Souza
    2011-10-25T14:08:01

    Como funciona essa oferta de aplicativos de graça? Aos brasileiros também foram compensador?

  • Mila Peres
    2011-10-24T10:54:19

    Sou usuária Blackberry desde 2009 e posso garantir que nunca fiquei tão insatisfeita com a RIM como nos últimos meses. Tenho três BBs (Curve 8520, Curve 8530 e Storm 9550) e sempre estive satisfeita com a cobertura e a funcionalidade de todos, tanto no Brasil, quanto no exterior, mas nos últimos meses os problemas de rede da RIM vem fazendo com os BBs simplismente não funcionem e eu fique praticamente incomunicável. Inclusive estou sem acesso nenhum à internet ou applicativos BB desde sábado, por volta das 10am e o prazo da RIM para estabelecimento era até hoje às 10am e até agora NADA! ¬¬

  • Diogo Santos
    2011-10-23T21:43:20

    Tenho um BB 9980. Além de não pretender trocar o meu atual, pretendo sempre ter um aparelhos da RIM. Aparelhos como iphone são maravilhosos, mas para adolescentes que não fazm nada da vida e passam o tempo tudo usando aplicativos inuteis. quem usa para trabalho, sabe que não existe empresa como a RIM. Tanto pela simplicidade como pela segurança. Todas as empresas já viveram fases ruins, inclusive a Apple. Como os novos aparelhos lançados a pouco tempo, realmente espero uma volta por cima da BackBerry. Os executivos agradecem.

  • Marcio Filho
    2011-10-23T16:55:36

    Adquiri um blackberry torch 9800. Estou extremamente arrependido. Plataformas complicadas. O aparelho tem opçoes de configuração horríveis e poucas opções. O Site da bb é complicado. Baixar aplicativos e complicado. O aplicativo BB desktop é horrível, com opções de sincronização péssimas. A internet é mais cara em todas as operadoras do que para qualquer outro celular. Tentei vender meu aparelho e uma pena que não consegui. Blackberry nunca mais!

  • Paulo Furtado
    2011-10-23T11:57:51

    Possuia um 9300 e mudei para o Iphone. Estava muito satisfeito com meu Blackberry, mas depois que migrei para o Iphone, vi que a RIM esta ficando para tras. Principalmente na questao de aplicativos.

  • Raphael Guimaraes
    2011-10-22T21:02:04

    estou atualmente com um 9800 torch, na verdade oque acontece e q os sistemas android e ios estão ficando muito afrente, estou satisfeito com meu aparelho, mas vejo q um wave iphone htc estão mais chamativos mas eu pessoalmente n penso em migrar de aparelho.