Sistemas Operacionais

17/11/2011 16h59 - Atualizado em 17/11/2011 16h59

472%: este é o índice de crescimento de vírus no Android

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Uma pesquisa da empresa de infraestrutura de redes Juniper Global Threat Center revela que, desde julho deste ano, houve um aumento de 472% no número de malwares no Android Market. Atualmente, não há qualquer tipo de filtro que garanta que o aplicativo disponível na loja virtual do sistema seja, de fato, confiável.

Android (Foto: Reprodução)Android (Foto: Reprodução)

Aplicativos com vírus só são removidos do Android Market depois de denunciados pelos consumidores. Antes disso, ficam disponíveis e podem acabar nos dispositivos dos usuários.

Segundo o relatório, o que é preciso para evitar o aumento desse tipo de ameaça são novos métodos que estabeleçam critérios razoáveis para a publicação de novos conteúdos na loja, evitando que vírus recheiem as prateleiras virtuais como se fossem aplicativos legítimos.

Atualmente, para publicar algo no Android Market, basta uma conta de desenvolvedor, que pode ser anônima e custa US$25.

Segundo o relatório, entre as diversas pragas, 55% são spywares (que colhem informações confidenciais do usuário); e 45% são trojans, que enviam torpedos para números com tarifas maiores e desviam valores para as contas dos hackers.

A notícia entrega duas conclusões: embora 472% de crescimento em pouco mais que três meses seja realmente muita coisa, é bom lembrar que isso ocorre em virtude do caráter totalmente liberal do sistema Android. Por outro lado, fica claro que um crivo mais consciencioso por parte do Google limaria boa parte das pragas do Android Market. Isso sem contar o fato de que os fabricantes demoram muito para liberar atualizações de segurança aos seus consumidores. Mas isso já é outra história.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Dantas
    2011-12-29T12:47:58

    Alguém tem que ganhar dinheiro vendendo antivirus, mesmo que eles não adiantem de nada? Existe um "Sistema Operacinal" que a gente vive formatando e isso nunca tem fim. Cansei de acreditar em: Papai Noel, Histórias da Caroxinha, Coelinho da Páscoa e Antivírus. Amigo o tempo passa e mais cedo ou mais tarde, vc fica sabendo de toda a verdade. Basta esperar e toda verdade mais cedo ou mais tarde, ela vêm nisso vc pode acreditar.

  • David
    2011-11-26T23:58:28

    Pois eu prefiro mil vezes o iOS. Me sinto livre pra fazer muita coisa, não preso como disseram, e ainda por cima com segurança, o que me dá mais liberdade ainda, já que não preciso me preocupar com vírus e outras pragas. Grande "liberdade" essa do Android.

  • Carlos Vasconcelos
    2011-11-18T19:23:17

    Gosto da filosofia da Google e prefiro mais do que esse esquema todo complicado e fechado da Apple, apesar de ter um Iphone, mas eles têm que dar uma atenção a isso para não queimar o sistema que promete.

  • Luciano Klein
    2011-11-18T14:40:43

    É por essas e por outrs que não troco o iPhone por nenhum outro. Com o iOS isso simplesmente não existe, já a sua "cópia" Android...

  • Samuel Franco
    2011-11-18T11:24:34

    normal tendo em vista o crescimento do android

  • Leandro Cavalcanti
    2011-11-17T22:08:14

    kkk ou mesmo os fanboys da apple com raiva do android

  • GILBERTO JUNIOR
    2011-11-17T17:33:26

    a falta de deus no coração tem impulsionado as pessoas a fazerem mais virus pro android