Internet

21/11/2011 11h35 - Atualizado em 21/11/2011 11h35

Acionistas da Motorola Mobility aprovam compra pelo Google

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O processo de compra da Motorola Mobility pelo Google teve mais um importante passo rumo a sua efetiva concretização. Os acionistas da divisão de mobilidade da Motorola participaram de uma reunião extraordinária no dia 17, e 99% dos presentes aprovaram o acordo de aquisição.

Google compra Motorola (Foto: Arte: TechTudo)Google compra Motorola (Foto: Arte: TechTudo)

Com a decisão, 74% dos papéis em circulação da Motorola Mobility passam a pertencer ao Google, e a transação renderá aos atuais acionistas cerca de US$ 40 por ação. O CEO da divisão, Sanjay Jha, emitiu um breve comunicado, deixando sua clara satisfação com o "forte apoio que recebemos de nossos acionistas, com mais de 99% do capital votante apoiando a transação". Jha também informa que a Motorola Mobility está ansiosa para trabalhar com Google, "para concretizar a grande contribuição que essa parceria vai trazer aos nossos acionistas, e todas as novas oportunidades que proporcionarão aos nossos dedicados funcionários, clientes e parceiros".

Em agosto, o Google anunciou oficialmente que estava adquirindo a Motorola Mobility pelo valor de US$ 12,5 bilhões. O objetivo dessa aquisição é ampliar o portfólio de patentes do sistema Android por parte da gigante de buscas, evitando, assim, ações judiciais por empresas que utilizam o sistema. A compra da divisão de mobilidade da Motorola é uma importante estratégia comercial na guerra de patentes, mas também deve refletir diretamente nos planos de futuros lançamentos.

O último obstáculo para a conclusão do negócio é a aprovação do governo dos Estados Unidos, que avaliará as questões legais da transação e seus impactos no mercado. Se tudo der certo, o aval da compra deve ser dado no começo de 2012.

Apesar de todos os rumores e exercícios de futurologia, o Google garante que a Motorola não vai receber privilégios em relação aos lançamentos e atualizações de versões do Android. Um dos temores dos demais fabricantes é que o suporte ao sistema fique ainda mais fragmentado.

Via Android and Me.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares