Tablet

21/11/2011 19h54 - Atualizado em 21/11/2011 19h54

Aplicativo Google Search para iPad é remodelado

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

A semana tem sido cheia de novidades para os desenvolvedores de aplicativos para iOS no Google. Após o relançamento do Gmail, corrigindo uma série de bugs, a gigante da web apresentou nesta segunda-feira (21) sua remodelação total do app Google Search para iPad. Praticamente tudo é novo no programa, que agora aproveita muito melhor a grande tela sensível ao toque e o poderoso processador do tablet da Apple.

Google Search para iPad (Foto: Reprodução)Google Search para iPad (Foto: Reprodução)

As buscas agora são bem mais rápidas, graças ao recurso "Instant Preview", que sugere vários resultados antes mesmo de completar a digitação do termo. Se preferir, também é possível utilizar o ícone de microfone e falar em alto e bom somo que você procura. O app do Google reconhece decentemente até mesmo estrangeirismos, como o nome próprio TechTudo.

O carregamento dos resultados também está mais ágil e, ao clicar em um item, será aberta uma espécie de aba deslizante, permitindo que o usuário a puxe para os lados para voltar à lista de termos buscados. É inevitável não se lembrar do visual do navegador Chrome, embora não seja possível abrir mais de uma janela. Ainda assim, todo o histórico fica disponível ao deslizar o dedo da esquerda para a direita, agrupando páginas relacionadas como cartas (expansíveis por meio do clássico movimento de pinça com os dedos).

Outra boa novidade está na busca de imagens, que agora mostra não só os resultados com miniaturas em tamanho adequado, mas também as prévias das fotos no estilo "carrossel", podendo visualizar os próximos resultados com o deslizar dos dedos. Tudo no mais glorioso HTML5, com animações fluidas e design agradável.

Google Search para iPad (Foto: Reprodução)Google Search para iPad (Foto: Reprodução)

Como parte de estratégia de integração do Google, é possível recomendar a página buscada com um simples toque no botão do +1, levando à rede social da empresa. Em outro ícone, é possível acessar apps como Gmail, Fotos, YouTube e Mapas, embora sejam todos idênticos à versão do navegador Safari - incluindo o Docs, ainda bem pouco útil ao exibir a mesma interface para celulares.

Por algum motivo, a ferramenta Tradutor, presente na versão norte-americana do aplicativo (e para celulares) ainda não se encontra disponível para brasileiros. Ao menos é possível acessar o menu de Configurações no próprio programa, ligando ou desligando recursos como Instant, Goggles (para pesquisa de imagens a partir de fotos) e busca por voz.

A impressão que se tem é a de uma experiência muito agradável, trazendo finalmente boas utilidades para o aplicativo e podendo até substituir consultas pelo Safari. Se quiser testar, o Google Search é gratuito: basta ter um iPad com o sistema iOS na versão 4.0 ou superior. Caso já tenha ele instalado, só é preciso acessar a App Store e atualizar o software.

Via Google.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares