Fabricantes

01/11/2011 14h18 - Atualizado em 01/11/2011 14h18

Apple demite funcionário por comentário no Facebook

Ramon Cardoso
por
Da redação

A Apple é famosa por manter um controle rígido sobre tudo que diz respeito à empresa, desde os conteúdos disponíveis na AppStore a informações sobre seus projetos futuros. E o mesmo vale também para seus funcionários. Para a empresa de Cupertino, usar as redes sociais para fazer comentários negativos sobre a empresa é motivo de demissão.

Prédio da Apple (Foto: Reprodução)Prédio da Apple (Foto: Reprodução)

E foi exatamente isso que aconteceu a Crisp, agora ex-funcionário de uma loja Apple. Pouco depois de publicar comentários em uma página privada do Facebbok denegrindo a imagem da gigante da tecnologia e seus produtos, Crisp foi informado sobre sua demissão da empresa. O caso chegou ao gerente da loja graças a um colega de trabalho, que também estava em sua lista de amigos do Facebook e tirou um print da publicação.

Crisp recorreu no Tribunal do Trabalho Britânico, alegando que os comentários foram feitos de forma privada e fora do seu horário de trabalho. Seu apelo, porém, foi negado pelo tribunal, com o argumento de que a empresa possui uma política clara que proíbe esse tipo de comentário em mídias sociais, e que a mensagem pode ser copiada e transmitida com facilidade.

Esse caso serve para mostrar que, assim como a internet pode ajudar na busca de empregos, seu mau uso pode acarretar em sérias consequências para os funcionários, e não só para os da Apple. Independente da política das empresa, o bom senso deve ser o principal aliado dos usuários de redes sociais para que eles não cometam esse tipo de erro e acabem perdendo seus empregos.

Via 9to5Mac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Emerson Moura
    2014-04-23T20:35:05

    Como foi dito no último parágrafo, o bom senso deve ser um aliado dos usuários de facebook, mas infelizmente muitas pessoas não têm noção de como as coisas funcionam, simplesmente vão a público e criticam a instituição que lhe paga em dia, é o chamado "cuspir no prato que come". E lembrando que vivemos em um país livre, onde ninguém é obrigado a trabalhar em um lugar que não gosta. Vou até compartilhar essa matéria.

  • Paulo Souza
    2011-11-16T11:26:57

    Que amigo é esse que imprime um comentário destes e envia para empresa? outro conselho, dentro de uma empresa, olhos abertos é o lema. Cuidado com as armações!!!

  • Paulo Souza
    2011-11-16T11:23:38

    Mesmo depois do horário de trabalho, qualquer um continua funcionário da empresa.Lembrem-se sempre disto! Além do mais, o motivo de falar mal da empresa em que trabalha, significa insatisfação. Como é que o funcionário cospe no prato que come? Tem que ser demitido, porque não está satisfeito com a política da empresa. Fora isso, funcionário insatisfeito, não é produtivo. O melhor mesmo seria ele ter pedido demissão e ter procurado um emprego que o fizesse satisfeito. Quando o funcionário está feliz com o emprego, e com a empresa, não faz este tipo de comentário!!

  • Fuleropb Silva
    2011-11-08T12:13:48

    Ah, a apple tá certíssima. Se o cara odeia a empresa, é lógico que não vai ser um bom funcionário.

  • Tiago Santos
    2011-11-03T14:23:32

    O cara cometeu um erro grande, afinal, tem coisas que vc não precisa dizer num ambiente tão aberto como o Facebook ou outra rede social, basta guardar pra si. Até porque sempre pode surgir um cidadão que só estava esperando por isso pra te derrubar.

  • LAURO AMARAL
    2011-11-01T23:46:54

    Bem feito,cuspiu no próprio prato....onde já se viu isto?

  • Ednilson Vidal
    2011-11-01T22:50:11

    o "BETÃO" poderia aprender a escrever "demitiria"....... Pode inclusive consultar os universitáriosunivers

  • Fernando Fogageiro
    2011-11-01T22:37:19

    A Aple perdeu o "Jobs" e o cara perdeu o "emprego". Elas por elas.

  • Betão
    2011-11-01T22:17:11

    Eu demetiria o colega deste idiota junto. Detesto dedo duro , x9, alemão etc. Sei que posso estar errado, eu não iria admitir esses tipos de gente em minha equipe nem quem gospe no prato que come e quem deda.

  • Isaac Peres
    2011-11-01T21:10:49

    pois é MARCIO TAVARES, vc tem condições de pedir pra sair se julgar necessário, porém tem muita gente que quer sair pra coisa melhor e não pode pq o mercado é difícil, resta então desabafar como esse cara fez, rs Pena que ele se lascou.

  • Mario Luiz
    2011-11-01T19:55:47

    Homem que é Homem não fica fazendo comentários no orkut, faceboock, e coisas do gênero. Isso é coisa de boiola. Se fosse aqui no Brasil a justiça lhe daria uma polpuda indenização. Cuspir no prato que come não dá. Porra e essas letrinhas que temos que escrever depois do texto......ie9d93ekldodoso é de matar! Oh Globo.

  • Diego Souza
    2011-11-02T10:02:56

    Todos que trabalhão numa empresa multinacional ou trabalhou,sabe que lá dentro é muito diferente das coisas que eles querem transmitir aos clientes...não digo que o funcionário está certo! mas aqueles que acham que a APPLE está correta da maneira que agiu. eu digo "As piores pessoas do mundo são seus comandantes é seus comandados ."

  • Isidro
    2011-11-02T08:34:29

    Tecnologia de ponta, mentalidade da era das cavernas. Quer dizer que os funcionários não podem dizer o que pensam da empresa? Que atraso. Merecia uma campanha virtual mundial de protesto. Faço questão de assinar a lista. Nenhuma empresa pode estar acima da liberdade de expressão.

  • Jesuino Junior
    2011-11-02T04:02:29

    Todos que trabalham em uma grande empresa sabe que existe código de conduta onde proíbe o vazamento de informações internas. Foi muito inocente. E quanto ao seu colega de trabalho... todos sabemos que no mercado de trabalho sempre existirá competições internas, onde existem pessoas que te amam, e aquelas que fingem ser amigos, onde só esperam um vacilo seu para puxar seu tapete !

  • Elivaldo Almeida
    2011-11-02T01:29:12

    o cara e e leso msm putz quero trabalhar la posso kkkk

  • Josieldo Silva
    2011-11-02T00:55:42

    Tem gente que gosta de Cuspir no prato que come, e esse tal de Crisp, cuspiu num prato de OURO. kkkkkk, bem feito!!!

  • Fabiano Santos
    2011-11-02T00:30:56

    Wil G, a Apple "esta mostrando as caras a cada dia?"Que coisa hein? Entao vc acha que a companhia deveria aceitar que um dos funcionarios fique falando mal dela em publico?Sim, porque postar no Facebook e a mesma coisa que falar em praca publica,talvez ate pior.Oras,se nao esta satisfeito,chame o gerente,diretor,ou qualquer coisa e fale diretamente para ele,e nao faca queixas em publico.Se nao funcionar,peca demissao e va a luta em outro lugar.

  • Luanna Lacerda
    2011-11-02T00:30:45

    "Aliada"... Parabéns pra quem usou esta colocação.

  • Célio Júnior
    2011-11-01T23:41:23

    Justo.

  • MARCIO TAVARES
    2011-11-01T18:32:21

    Wil G, só posso falar por mim. Atualmente estou, sim, satisfeito, não me considero um sub-empregado. Ganho um salário bem acima da média do brasileiro, que me permite uma vida razoavelmente confortável. Meu trabalho não é perfeito (nenhum lugar é, não é verdade?), mas tem um ambiente muito bom e uma cultura radicalmente diferente de todos que passei antes. E, no final das contas, não sou mais um garoto, não tenho mais medos juvenis, tenho nível técnico e peito suficiente pra pedir pra sair se julgar que não vale mais a pena ficar aqui, assim como já fiz com outras empresas por onde passei.

  • Julio Oliveira
    2011-11-01T18:28:42

    Para Wil G... Eu estou!

  • Wil G
    2011-11-01T18:15:57

    Pra quem diz "se está insatisfeito saia", será que todos voces estão felizes com seus subempregos? A Apple tá mostrando a cara a cada dia. Depois do finado Jobs a coisa começa a desandar por lá.

  • Roberto Frois
    2011-11-01T18:12:50

    Eu querendo um emprego em uma grande empresa, e vem um fazendo comentário no face e perde o emprego de bobeira...

  • Fernando Sales
    2011-11-01T18:08:33

    Ele queria trabalhar na Microsoft e estava sem jeito.... Kkkkkkk.

  • Elias Fernandes
    2011-11-01T18:00:53

    X-9 pesado....devia de encher o colega de trabalho de porrada.....