Celular

04/11/2011 18h32 - Atualizado em 04/11/2011 18h32

Apple registra patente de cartão SIM virtual com roteamento em NFC

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos publicou um pedido de patente da Apple que detalha como um futuro iPhone poderia utilizar um cartão SIM virtual, usando, para isto, a tecnologia NFC integrada. Com esse recurso, os usuários poderiam comprar o smartphone diretamente com a Apple, escolhendo qual operadora quer utilizar no ato da compra.

Esquema patenteado pela Apple (Foto: Divulgação)Esquema patenteado pela Apple (Foto: Divulgação)

A primeira vez em que se ouviu rumores sobre um projeto desse tipo foi em outubro de 2010, onde diversos sites informaram que a Apple estava testando smartphones com SIM cards virtuais. O principal objetivo deste projeto é oferecer uma maior liberdade de escolha ao usuário.

Pouco tempo depois, a Apple se manifestou sobre o assunto, dizendo que tinha abandonado o projeto por causa das preocupações manifestadas pelas operadoras europeias, que ameaçaram não mais subsidiar o iPhone caso essa tecnologia chegasse ao mercado.

As patentes exibidas nesta sexta-feira (04) foram apresentadas originalmente no quarto trimestre de 2010, e mostram os detalhes dos planos da Apple em lançar um futuro dispositivo iOS com um SIM card virtual. De acordo com o site PatentyApple, a empresa busca um outro benefício com essa tecnologia: um iPhone mais fino. A ausência de um slot físico de chips SIM resultaria em um smartphone mais simples e mais barato, em virtude do corte de custos de produção associados ao slot físico.

Esquema patenteado pela Apple (Foto: Divulgação)Esquema patenteado pela Apple (Foto: Divulgação)

A solução da Apple é um tanto quanto complexa, e o uso do NFC nessa patente seria para que a tecnologia de comunicação por aproximação atuasse com um Virtual Router à prova de falsificação. Nas imagens acima, vemos os esquemas da patente, que utilizam um módulo de identificação universal (ou USIM), capaz de registrar os dados do telefone em um elemento integrado na placa do telefone, em um dispositivo que não é removível. As duas imagens mostram as duas soluções pensadas pela Apple para utilizar um SIM virtual, sendo que uma delas (figura 5A) usa do dispositivo NFC.

Via 9to5mac.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sidney Souza
    2011-11-08T00:45:37

    E dá pra comentar alguma coisa sobre isso ai? Coisa de doido!!!