Robótica

22/11/2011 12h21 - Atualizado em 22/11/2011 12h21

Australianos criam simulador de voo realista com robô que faz diversos movimentos

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A evolução dos simuladores ao longo dos anos é notória. Este tipo de tecnologia está cada vez mais avançada e os produtos cada vez mais bem feitos, sejam para diversão ou para o trabalho, como é o caso do Universal Motion Simulator. Um grupo de pesquisadores da Austrália criou este sistema para auxiliar no treinamento de pilotos de avião, e o projeto está chamando a atenção por todas as possibilidades que oferece.

Universal Motion Simulator. (Foto: Reprodução)Universal Motion Simulator. (Foto: Reprodução)

A equipe da Deakin University foi quem liderou as pesquisas do novo programa de testes. O dispositivo consiste em um braço-robô gigante, de 7m, que ergue a pessoa no alto e realiza diversos movimentos - alguns deles parecem mais até com brinquedos de parque de diversões do que com exercícios de aviação propriamente ditos.

O interessante é que, além dos voos tradicionais, é possível simular diversos problemas que podem acontecer com uma aeronave, como, por exemplo, falhas mecânicas, interferências externas e até mesmo situações de queda. Todas elas muito realistas, para testar também uma outra função do programa: ele monitora batimentos cardíacos, pulso e outras diversas funções do corpo para saber se o candidato tem condições neurológicas de ser piloto.

Saeid Nahavandi, diretor do Centro de Inteligência da universidade, acredita que este robô é o "simulador de vôo da próxima geração" e ressalta que muitos dos outros produtos deste ramo não conseguem, de fato, simular situações normais de voo - o que é o grande diferencial do Universal Motion Simulator.

Confira um vídeo do simulador em ação:

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares