22/11/2011 10h47 - Atualizado em 22/11/2011 10h47

Autonomous: um carro inteligente que combaterá o trânsito

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Autonomous é um conceito para pods de viagem desenvolvido pelo designer Charles Rattway. Com olhos na década de 2030, Rattway imaginou seu projeto como uma cápsula de transporte equipada com tecnologias de mimetismo biológico e inteligência artificial. O computador de bordo poderia fazer escolhas rápidas, levando em conta os demais veículos ao redor. Com ele, os engarrafamentos seriam coisa do passado.

Autonomous (Foto: Divulgação)Autonomous (Foto: Divulgação)

Nas ruas, o Autonomous se comportaria de maneira cômoda aos passageiros, colaborando com sua premissa de desafogar o trânsito em centros urbanos. Com bom uso das vias de tráfego – devidamente adaptadas a esse modal de transporte -, e cofuncionando de maneira harmoniosa com outros modelos da marca, o conceito seria capaz de optar sempre pelo melhor caminho.

Além do recurso de reagir adequadamente a cada veículo presente na pista, ele ainda estaria sempre conectado às informações dadas por uma central de dados da cidade. O trânsito ficaria mais seguro e eficiente a todos por meio de sugestões de rotas, velocidade e medidas para a preservação de energia. Tal sistema seria conectado ao carro por meio de sensores, como radar, micro-ondas, infra vermelho e câmeras de alta definição, que monitorariam a localização do carro.

Autonomous (Foto: Divulgação)Autonomous (Foto: Divulgação)

Outros movimentos na pista também seriam notados pelos sensores, como o de ciclistas, animais e pedestre, podendo inclusive documentar seus possíveis gestos de ajuda. Leitores de códigos presentes no veículo, vias e demais pontos do planeta ainda comporiam uma maquete 3D global, fazendo do Autonomous o meio de transporte ideal para viagens por terra.

Boa parte das reações do Autonomous foi inspirada em como populações de animais que vivem em sociedade reagem a dificuldades, especificamente no sentido de cooperação em grupo para o bem comum. Para chegar a todos esses resultados, o conceito seria construído com carroceria leve e de material biodegradável, teto com células fotovoltaicas para proteção solar e consumo de energia, podendo acomodar até dois passageiros.

Confira no vídeo abaixo um pouco mais do projeto:


Via Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Almeida
    2011-11-22T13:58:12

    e por dentro????

  • Diego Medeiros
    2011-11-22T13:26:38

    Assim até eu projeto um veículo inteligente. Quero ver o processamento de sinais envolvido, com funcionam os sensores, etc... designers não servem pra nada.

  • Fernando
    2011-11-30T15:55:05

    Nóssa... Já vi isso antes.. Onde foi???? Ah, já sei, no filme Minority Report!!!! Igualzinho! Só não sobe pelas paredes....Kkkkkk

  • Nicole Finn
    2011-11-30T14:58:10

    Achei triste o comentário do Diego '-'

  • Saidi Oliveira
    2011-11-23T10:24:16

    Quer solução para o tráfego congestionado? Quero ver alguém inventar um aparelho de teletransporte.

  • Édi Santos
    2011-12-11T17:14:46

    O grande problema é a demora em disponibilizar para compra esses veiculos, enquanto o mundo ainda sofre com a alta poluição.