Tablet

07/11/2011 15h40 - Atualizado em 07/11/2011 15h52

Barnes & Noble lança tablet para concorrer com Kindle Fire

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Barnes & Noble, enfim, divulgou nesta segunda-feira (7) o seu novo tablet, Nook Tablet. Rotulado por eles como “o tablet do leitor”, o eletrônico chegará ao mercado com uma missão simples: concorrer contra o Kindle Fire, de sua principal rival, a Amazon. Para não começar a corrida por clientes atrasado, a novidade já se mostra superior em um quesito: velocidade na entrega.

Nook Tablet (Foto: Divulgação)Nook Tablet (Foto: Divulgação)

O modelo já está em pré-venda no site da Barnes & Noble e vai chegar às casas dos usuários em, no máximo, uma semana. A partir da próxima, inclusive, ele já vai estar disponível nas lojas físicas da rede. O Kindle, por sua vez, iniciou a pré-venda com o tempo de entrega estimado em quase dois meses.

O CEO William Lynch foi o responsável por iniciar a apresentação do novo produto, em uma entrevista coletiva em Nova York. Visualmente, o Nook Tablet é parecido com o e-reader Nook Color; mas suas especificações são bem mais potentes: sistema operacional Android, filmes e televisão em HD, 1 GB de memória RAM, processador dual core de 1 GHz, tela de 7 polegadas e peso de menos de 500 gramas.

A capacidade de armazenamento é de 16 GB interna, com entrada para cartão SD que suporta até mais 32 GB. O display tem iluminação viva, com IPS, o tempo de duração da bateria é de nove horas em vídeo e 11.5 horas de leitura. Mas o que interessa mesmo é a preocupação com as diversas mídias: os aplicativos dos serviços online Netflix e Hulu Plus já vêm pré-instalados no tablet, e o streaming de vídeos pode ser feito em qualidades de até 720p, em alta definição.

Nook Tablet (Foto: Divulgação)Nook Tablet (Foto: Divulgação)

Além disso, há parcerias com diversas editoras para disponibilizar mais de 2,5 milhões de livros e revistas. Diversos aplicativos, entre eles o famoso game Angry Birds, da Rovio, também estão na lista dos atrativos do tablet.

Outro detalhe é que tudo o que for baixado pelo usuário, como músicas, livros, fotos e filmes, poderá ser armazenado no Nook Cloud, uma solução segura e que não ocupa espaço do seu disco rígido com arquivos (o que tem se tornado cada vez mais comum no setor).

Rivalidade com Amazon e Marketplace limitado

Na apresentação, Lynch não escondeu a concorrência com o Fire. Pelo contrário. Fez questão de comparar ambos os dispositivos. Segundo ele, o Nook leva vantagem em diversos aspectos: é mais leve, tem a tela com a melhor imagem, tem design inovador, e mais espaço em potencial para armazenamento de arquivos.

A nota negativa, no entanto, fica por conta da interação com o Android. Apesar de utilizar o sistema operacional do Google em sua versão Gingerbread, o Nook não vai providenciar acesso total ao MarketPlace. O tablet terá uma loja de aplicativos customizada.

De qualquer forma, o Nook Tablet já pode ser comprado por 249 dólares, em pré-venda. Com o lançamento do novo produto, os e-readers da linha Nook entraram em promoção na Barnes & Noble. Já a partir desta segunda-feira o Nook Simple Touch passará a custar 99 dólares, e o Color sairá por 199.

Via Mashable.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Humberto Leite
    2011-11-13T09:28:59

    Tenho a versão anterior do Nook. É um bom tablet, mas, diferente do Kindle aplicativo, nada de livros e revistas pagas se pode comprar, com cartão de crédito, que não seja emitido nos EUA.