Celular

21/11/2011 18h46 - Atualizado em 18/10/2013 10h52

Celulares Nokia ganham tecnologia de desbloqueio de tela com reconhecimento facial

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os aparelhos da Nokia ganharam, nesta semana, mais um aplicativo exclusivo. A filial brasileira do Instituto de Tecnologia da empresa desenvolveu um programa capaz de fazer o reconhecimento facial do usuário para desbloquear o aparelho. Assim como no novo Android 4.0, ao invés de digitar uma senha, será preciso mostrar o seu rosto para que o smartphone possa liberar todas as suas funções.

Você sabe o que é IMEI do celular? Veja como descobrir o IMEI do seu celular e o que fazer com esse número!

Facelock: O novo recurso de reconhecimento facial será adotado mundialmente (Foto: Reprodução)Facelock: O novo recurso de reconhecimento facial
será adotado mundialmente (Foto: Reprodução)

O app funciona da seguinte forma: o usuário faz o download do software por meio do Ovi Store, instala em seu celular e, durante as configurações do aplicativo, tira uma foto com a própria câmera do dispositivo. Depois disso, todas as vezes que você precisar desbloquear o aparelho, será necessário tirar uma nova foto, que será comparada com a imagem registrada no momento da instalação do programa.

Caso os traços não sejam equivalentes, o aparelho continuará bloqueado. Também é possível ser mais tradicional e deixar a opção de desbloqueio com senha ativada, mas a ideia de todos os executivos de segurança da Nokia é que a tecnologia substitua a proteção numérica.

"A ideia é substituir a velha senha, que as pessoas usam para proteger seus aparelhos, por uma tecnologia mais eficiente, como a biometria. No lugar da senha, o usuário encara o aparelho olhando para a câmera frontal, e é reconhecido", afirma Jackson Feijó, um dos criadores do Facelock.

Vale lembrar que, nesta primeira etapa, o programa vai funcionar apenas em aparelhos que tenham instalado o Symbian 3, com as atualizações Anna e Belle.

Via IDGNow.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samuel Franco
    2011-11-22T12:50:14

    com o android e agora com a nokia quem sabe o desbloqueio facil não vire tendencia

  • Guilherme Santana
    2011-11-22T11:07:07

    Caraca... Eu já havia falado que meu próximo celular tem que ser da Nokia e putiz... esse Jakson sempre inovando e criando coisas legais... Tu é o cara meu brother, quando eu crescer quero ser assim, hehehehehe. Abração Zi e Parabens por mais um avanço.

  • Duda Weyll
    2011-11-22T03:21:06

    lutador de MMA não pode ter esse app. xD

  • Rafael Martinez
    2011-11-22T02:22:12

    Feliphe Silva Arnaldo, acho que você deveria ler o texto com mais atenção, preste atenção: ..."afirma Jackson Feijó, um dos criadores do Facelock." essa parte foi retirada do texto acima, são por esses motivos que o brasil não vai pra frente... +1

  • Feliphe Silva
    2011-11-21T22:04:25

    Arnaldo, acho que você deveria ler o texto com mais atenção, preste atenção: ..."afirma Jackson Feijó, um dos criadores do Facelock." essa parte foi retirada do texto acima, são por esses motivos que o brasil não vai pra frente....

  • José Pankie
    2011-11-21T21:57:09

    Já uso o FastAccess do meu notebook Dell, depois de uma semana o reconhecimento facial está ótimo. Procuro sempre boa iluminação. Até porque se esquecer a senha alfanumérica entro com a facial.

  • Arnaldo Anjos
    2011-11-21T20:44:50

    Faltou dizer o nome do App...daaaaa

  • Paulo Oliveira
    2011-11-23T02:05:31

    A tecnologia não tem fronteiras.. Parabéns Jackson e INDT