25/11/2011 16h19 - Atualizado em 25/11/2011 16h51

Conceito controlaria o uso de energia e água em casas do futuro

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

O designer do Reino Unido Liam Higton-Shirt apresentou um conceito para a boa gestão de casas e escritórios em um futuro próximo. Batizado de PowerPlant, o projeto seria uma junção de vaso de plantas e estação de controle das redes de abastecimento de energia e água de residências e imóveis comerciais.

PowerPlant (Foto: Divulgação)PowerPlant (Foto: Divulgação)

A ideia de Shirt é vincular o uso de recursos naturais ao crescimento de um vegetal, criando uma ligação entre a plantinha e moradores. A integração entre a casa e a PowerPlant seria wireless, conectando os nós de informações das redes de energia e água ao sistema. O conceito poderia ser pré-programado para, por exemplo, estimular que os moradores de uma casa economizassem água. Quando o recurso fosse utilizado de maneira inteligente e econômica, a plantinha receberia a irrigação necessária para a sua sobrevivência, o que deixaria não somente sua roseira de estimação contente, mas também todos à volta.

Apesar de parecer uma modalidade um pouco sádica em relação ao bem-estar da planta, a intenção da PowerPlant é bem diferente dessa. Trata-se de uma ferramenta para alerta e conscientização constante de que bens naturais são limitados e sempre podem ter melhor uso e destino. Portanto, ter um símbolo do funcionamento dessa conduta presente e visível ao longo do dia foi uma ideia bastante feliz do designer. Ainda preocupado com a sustentabilidade, o corpo da PowerPlant seria feito com 80% de materiais reciclados e recuperados.

PowerPlant (Foto: Divulgação)PowerPlant (Foto: Divulgação)

Ao contrário do exposto nas fotos de divulgação deste produto, a PowerPlant não possui vínculos com a marca Philips. Não há previsão de que este conceito vá realmente ser vendido um dia.

Via Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares