Sistemas Operacionais

24/11/2011 16h40 - Atualizado em 24/11/2011 16h40

Cresce o número de antivírus falsos para Mac OS X

Flavio Croffi
por
Para o TechTudo

A Kaspersky Lab, empresa com foco em detecção de vírus e malwares, divulgou em um novo relatório que põe em xeque a segurança do Mac OS X, o sistema operacional da Apple. Segundo a companhia, o número de arquivos maliciosos disfarçados de antivírus aumentou em 300% só no primeiro trimestre deste ano.

Cadeado (Foto: Reprodução)Crescem os vírus para Mac (Foto: Reprodução)

Há dois anos, a Apple lançou o XProtect, um aplicativo que realiza uma varredura no computador à procura de arquivos e programas maliciosos. No entanto, há softwares com vírus que impedem o funcionamento apropriado deste aplicativo, fazendo com que ele não receba mais as atualizações da Apple. A aplicação, dessa forma, “abre as portas” do computador para novos tipos de infecções, que são cada dia mais numerosas.

Além dos falsos antivírus, cresceu também o número de vírus para Mac OS X que se disfarçam de outros programas. Um dos mais famosos é o vírus conhecido como "Adobe Flash Player”, um falso instalador infectado. Outro dos arquivos maliciosos mais perigosos do momento é o “Trojan Downloader.OSX.Flashfake.d”, que, uma vez aberto, se protege de ser eliminado.

A solução para esses tipos de problemas é manter programas antivírus genuínos atualizados e sempre realizar varreduras na máquina. Se você ainda não tem uma proteção para o seu computador, acesse o BaixaTudo e sua área de softwares antivírus - e sem ter que se preocupar com os tais arquivos falsos.

Via Muy Computer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares