Sistemas Operacionais

03/11/2011 18h26 - Atualizado em 03/11/2011 18h26

Desenvolvedores do Ubuntu justificam problemas da interface Unity

Isadora Díaz
por
Da redação

O principal motivo de queixa dos usuários do Ubuntu atualmente se refere à interface Unity. A impossibilidade de personalizar e configurar o desktop de acordo com as preferências do usuário foi adotada nas versões 11.04 e 11.10 do Ubuntu. Esta semana, a equipe de designers da Canonical explicou seus motivos na Ubuntu Developer Summit, evento realizado em Orlando, Flórida.

Unity do Ubuntu (Foto: Reprodução/TechTudo)Interface Unity oferece opções reduzidas de personalização (Foto: Reprodução/TechTudo)

De acordo com eles, a intenção nunca foi tirar o poder de personalização do usuário. Segundo a equipe, o único motivo pelo qual a ferramenta não esteve presente nas últimas duas versões do Ubuntu foi prático: havia coisas mais importantes para serem trabalhadas. Na escala, a customização perdeu prioridade.

O time ainda garantiu que o cenário deve se transformar.  As modificações, porém, ainda estão no campo das expectativas: os designers da Canonical referiram-se a elas como planos a serem postos em prática "no futuro".  É possível que já na próxima atualização do sistema, com o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin, vejamos um sistema com mais opções para o usuário - mas é bom não apostar alto nisto.

Via OMG! Ubuntu!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matias Rodrigues
    2011-11-30T11:15:35

    Eu não gostei do Unity, uso o Ubuntu desde a versão 8.04, e prefiro o Gnome. Dá pra fazer como disse o Nicholas Reis para instalar o Gnome, mas eu fiz diferente: "sudo apt-get install gnome3" (sem as aspas), o resto do procedimento igual ao descrito pelo Nicholas. Parabéns pela matéria!

  • Nicholas Reis
    2011-11-11T03:27:55

    De qualquer forma, prefiro muito mais o Unity, que alem de ser muito mais bonito e prático do que o Gnome (a facilidade para lançar aplicativos é absurda), poupa um espaço considerável na tela. Quanto ao preconceito que está surgindo contra ele, atribuo ao medo e receio natural das pessoas com mudanças e novidades. Mas, convenhamos, se fosse para ter medo de mudanças, não estaríamos saindo do Windows para o Linux... Ps: Vale lembrar que o próprio Gnome lançou recentemente uma nova interface (que tem muita semelhança ao Unity), sabendo que sua interface antiga estava muito ultrapassada.

  • Nicholas Reis
    2011-11-11T03:23:40

    Nildson, você pode instalar a interface antiga do Gnome no Ubuntu 11.10, através do terminal envie o comando: "sudo apt-get install gnome-shell" (sem as aspas). Após a instalação, reinicie o sistema. Na tela de login, no campo em que você digita a sua senha, clique no botão com a imagem de uma engrenagem e selecione "Gnome Classic". Isto será salvo e só precisa ser feito uma única vez.

  • Nildson
    2011-11-08T00:42:45

    muito ruim a interface unity... lenta e complexa. o jeito é continuar na 10.10 por causa do gnome