Tablet

21/11/2011 11h50 - Atualizado em 21/11/2011 11h50

DOSBox leva DOS aos dispositivos QNX, como o BlackBerry Playbook

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O emulador de um dos primeiros e mais famosos sistemas operacionais da história dos computadores, o DOS, chegou a mais um dispositivo da nova geração. Depois de fazer sucesso em diversas versões do Windows, Mac OS e Linux, agora o DOSBox, emulador que transporta as características do DOS para equipamentos mais recentes, também ganhou uma edição para o tablet BlackBerry PlayBook.

DOS rodando no Playbook (Foto: Reprodução)DOS rodando no Playbook (Foto: Reprodução)

Em sua versão 0.74, o DOSBox permite que usuários mais antigos de computadores possam matar a saudade de muitas coisas do início dos anos 90. Entre as funcionalidades, há a possibilidade de se jogar games clássicos como Quake, Doom, Wolfenstein 3D, Elifoot II e Carmen Sandiego.

Agora, além dos computadores, o programa chega ao PlayBook, portátil da RIM desenvolvido com a tecnologia QNX. O funcionamento do emulador no tablet é bem semelhante ao de outras plataformas. Basta instalá-lo e iniciar o software para abrir um prompt de comando do DOS.

Para rodar os games é preciso fazer o download dos arquivos e fazer o sideload para o Playbook, por meio do BBH Tool. Digite “mount c /accounts/1000/shared” no programa para acessar a pasta com todas as ROMs que forem baixadas e escolha a que você deseja utilizar. Para melhorar a experiência em alguns games, é claro, é recomendado o uso de um teclado bluetooth. O touchscreen, nesse caso, funcionará como o mouse.

Confira um vídeo do emulador em funcionamento no tablet:


Via Engadget.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samuel Franco
    2011-11-22T13:05:59

    shooooooooooow