Sistemas Operacionais

21/11/2011 19h11 - Atualizado em 21/11/2011 19h11

Download do openSUSE 12.1 já está liberado

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

A nova versão da distribuição Linux openSUSE foi lançada na última quarta-feira (16/11). Em sua edição 12.1, resultado de oito meses de trabalho de sua equipe de desenvolvimento, a distro recebeu boas otimizações.

openSUSE 12.1 (Foto: Reprodução)openSUSE 12.1 (Foto: Reprodução)

Neste volume, estão presentes a variante 3.2 do Gnome Shell, com correção de bugs e pequenas melhorias, como a melhor visualização de notificações e configuração de contas online em um único lugar. Há agora também a opção de escolher a cor de seu sistema por meio da ferramenta Oyranos, inclusão do KDE 4.7 e opção de interfaces XFCE ou LXDE.

Em sintonia com o movimento de armazenamento de dados em nuvem, a openSUSE 12.1 adotou o aplicativo ownCloud, que, integrado ao desktop do PC por meio da tecnologia mirall, pretende ser uma ótima e segura modalidade para o gênero.

Os repositórios padrão do openSUSE 12.1 garantirão aos usuários um bom leque de programas, como Eucalyptus, OpenNebula e OpenStack. A distro ainda gerencia bem aplicativos de máquinas virtuais, como Xen 4.1, KVM e VirtualBox, a partir de últimas versões do virt-manager e open vm-tools. Para quem é mais familiarizado com o sistema, é possível personalizá-lo por meio de pacotes que permitem escolher sua arte de fundo, tipos de escrita e demais porções estéticas.

O openSUSE 12.1 ainda recebeu uma bem-vinda adição: o Snapper. Como ele, é possível ver imagens de como o sistema estava anteriormente, por meio de snapshots registradas automaticamente pelo programa, e reverter suas configurações e alterações. Em parceria com o gerenciador de pacotes Zypper, é possível reverter até mesmo atualizações, trazendo seu openSUSE para o ponto em que seu sistema funcionava de maneira preferida.

Esta distro também é a primeira distribuição de grande porte a usar nova linguagem de programação criada pelo Google: Go. Ela deverá dar agilidade a desenvolvedores para a realização de tarefas múltiplas em máquinas em rede e com otimização de seus trabalhos e pouca geração de lixos.

Você pode baixar o openSUSE 12.1 agora mesmo, em seu site oficial.

Via Ubuntutips e openSUSE.org

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares