Video game

08/11/2011 10h38 - Atualizado em 08/11/2011 10h38

Empresa japonesa cria cão-guia robô com tecnologia Kinect

Thiago Barros
por
Para o TechTudo
A NSK estuda incluir comando de voz e serviço de GPS no projeto. (Foto: Divulgação)A NSK estuda incluir comando de voz e serviço de
GPS no projeto. (Foto: Divulgação)

Da diversão à utilidade pública, a tecnologia do Kinect vem encontrando diversos modos de fazer alguma diferença na sociedade. Os sensores de movimento que tornaram games um ambiente de interação imersiva, agora estão sendo testados para auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência visual.

A empresa japonesa NSK está desenvolvendo um cão-guia robô baseado na mesma tecnologia utilizada pelo Kinect, da Microsoft. O último protótipo criado já está em atividade na Universidade de Eletro-Comunicações (UEC). O projeto existe há seis anos, desde 2005, e esta é a terceira – e mais avançada – versão de testes do robô.

Com o sensor do Kinect, o cão-guia reconhece mais facilmente os objetos no caminho e consegue caminhar melhor em diversas superfícies e escadas. Além disso, agora o quadrúpede eletrônico movimenta suas patas e as flexiona de forma mais semelhante a de um cão de verdade. As patas do robô foram equipadas ainda com sensores que evitam caminhos com buracos e possibilidades de impacto forte.

A NSK estuda incluir comando de voz e serviço de GPS no projeto. Afinal, desta forma, o cão poderia levar o dono aos locais que ele quisesse estudando a melhor rota e obedeceria a comandos simples por meio do reconhecimento da voz. Porém, este projeto ainda está em fase bem inicial e não é provável que uma unidade do cão-guia eletrônico seja comercializada antes de 2020.

Confira um vídeo de testes realizado com o protótipo do cão-guia robô:

 

Via: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares