Internet

30/11/2011 08h28 - Atualizado em 09/05/2013 08h59

Facebook estaria planejando lançar seu próprio navegador?

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo
Login do Facebook (Foto: Reprodução)Login do Facebook (Foto: Reprodução)

Segundo alguns especialistas, diante do crescimento vertiginoso do Facebook, é provável que o próximo passo de Mark Zuckerberg seja lançar o seu próprio navegador de Internet, expandindo ainda mais a experiência do site entre os usuários.

Um artigo publicado por Gilad Avidan, colunista do site smorepages.com, levanta essa possibilidade com argumentos válidos sobre o futuro do projeto. De acordo com Gilad, antes o Facebook se preocupava em expandir o seu número de usuários. Agora, o objetivo é ter usuários cada vez mais engajados.

Um navegador do Facebook seria o início de um longo caminho para resolver o problema da divulgação de informações sobre as atualizações da rede aos usuários.

Além disso, segundo o colunista, ajudaria a solidificar a posição da rede social em uma “janela” de interação com o mundo. Com o navegador, os usuários estariam sempre conectados ao conteúdo publicado pelos seus amigos, tal como o Google+ faz no GMail. Outra vantagem é a possibilidade de ter a janela de bate-papo sempre disponível, e não apenas ao acessar a rede social.

Criatividade na Timeline do Facebook. (Foto: Mashable)Criatividade na Timeline do Facebook. (Foto: Mashable)

Para o Google, no entanto, esses rumores soam como um verdadeiro pesadelo online. Gilad acredita que, de todas as grandes empresas de tecnologia, o site de Mark Zuckerberg é o que mais tem chances de lançar um navegador de sucesso, ainda mais com tecnologias como o WebKit, que torna o processo de desenvolvimento muito mais prático.

Segundo o colunista, o Facebook poderia driblar o fator de monetização, principalmente nos mecanismos de pesquisa, utilizando um motor de busca integrado à sua própria rede. Os membros do serviço poderiam fazer as suas buscas pela própria rede de dados do site, dispensando a busca do Google.

Se o projeto vingar e no primeiro ano o navegador do Facebook contar com 10% do mercado global, já seriam, pelo menos, 75 milhões de usuários ao redor do planeta utilizando o campo de buscas do site.

Via SMorePages

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Duda Weyll
    2011-11-30T18:13:03

    Torço pra que seja verdade, seja bom e introduza um motor de renderização novo pra dar uma sacudida na web. As coisas tão muito estagnadas.

  • Daniel Benicio
    2011-11-30T16:06:24

    se isso for verdade, vai ser uma porcaria, porq o facebook não é bom pelo fato de não ter, temas, jogos, comunidade tem quase certeza que nem existe no facebook. se lançar o navegador, vai ser uma porcaria!!

  • Tiago Cabral
    2011-11-30T13:17:56

    O rockmelt é coisa linda de Deus. Mas eu prefiro que continue sendo chrome based.

  • Atelli Rocha
    2011-11-30T12:16:50

    O Google tem bem mais funcionalidades. Mesmo que o Facebook lançasse o melhor navegador de todos os tempos, o Google continuaria sendo o Google. Nada a ver. Ninguém trocaria um bom buscador por um buscador de rede social.

  • Jeferson Silva
    2011-11-30T10:39:04

    As opções que foi comentado ali, ex: chat sempre disponivel, isso já existe ( e muito bem feito) com o rockmelt, baseado em chrome....