Um modder da DFT (Dark Forces Team) conseguiu fazer com que o smartphone Samsung Focus, originalmente vendido com o sistema operacional móvel Windows Phone 7, realizasse um dual-boot, executando de forma alternativa uma versão Android.

Com os últimos lançamentos no mundo dos smartphones, não é difícil de se imaginar que, em um futuro não muito distante, esses modelos poderão realizar dual-boot sem grandes problemas, como já vemos em computadores e notebooks. Modders dedicados têm sido bem-sucedidos nessa tarefa, usando bootloaders não-oficiais, para isso.
- É um programa que se comunica com as ferramentas de desenvolvimento do sistema, permitindo que os desenvolvedores alterem recursos do microcontrolador do aparelho.
Nesse caso em especial, o modder conhecido pelo alcunha "Cotulla" utilizou o bootloader MALGDR, que foi executado por cima do bootloader original do Samsung Focus. Uma vez instalado, ele pode programar o telefone para oferecer a opção de escolha entre os dois sistemas, durante a inicialização. Tanto o Windows Phone quanto o Android estão instalados no mesmo telefone, apenas de terem sido modificados para que o experimento funcionasse.
Não é a primeira vez que um smartphone é capaz de executar dois sistemas. Outros modders já conseguiram executar o Android e o Windows Mobile de forma harmoniosa em um HTC HD2. Porém, muitos querem que esse recurso funcione em modelos recém-lançados, concebidos originalmente para executarem o Windows Phone. Um dos motivos seria a possível adaptação para os novos Lumia, da Nokia, que, na visão de mundos traria a "combinação perfeita" dos dois mundos (o sistema operacional do Google e o hardware da Nokia).
Por enquanto, a solução de Cotulla só funciona no Samsung Focus, apesar de o modder afirmar que o recurso também funcione em outros modelos da empresa, como o Samsung Omnia 7.
Via SlashGear.