Sistemas Operacionais

22/11/2011 16h29 - Atualizado em 22/11/2011 16h29

Hack do Windows Phone permite dual boot com Android

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Um modder da DFT (Dark Forces Team) conseguiu fazer com que o smartphone Samsung Focus, originalmente vendido com o sistema operacional móvel Windows Phone 7, realizasse um dual-boot, executando de forma alternativa uma versão Android.

Samsung Focus (Foto: Reprodução)Samsung Focus (Foto: Reprodução)

Com os últimos lançamentos no mundo dos smartphones, não é difícil de se imaginar que, em um futuro não muito distante, esses modelos poderão realizar dual-boot sem grandes problemas, como já vemos em computadores e notebooks. Modders dedicados têm sido bem-sucedidos nessa tarefa, usando bootloaders não-oficiais, para isso.

o que é um bootloader?
  • É um programa que se comunica com as ferramentas de desenvolvimento do sistema, permitindo que os desenvolvedores alterem recursos do microcontrolador do aparelho.

Nesse caso em especial, o modder conhecido pelo alcunha "Cotulla" utilizou o bootloader MALGDR, que foi executado por cima do bootloader original do Samsung Focus. Uma vez instalado, ele pode programar o telefone para oferecer a opção de escolha entre os dois sistemas, durante a inicialização. Tanto o Windows Phone quanto o Android estão instalados no mesmo telefone, apenas de terem sido modificados para que o experimento funcionasse.

Não é a primeira vez que um smartphone é capaz de executar dois sistemas. Outros modders já conseguiram executar o Android e o Windows Mobile de forma harmoniosa em um HTC HD2. Porém, muitos querem que esse recurso funcione em modelos recém-lançados, concebidos originalmente para executarem o Windows Phone. Um dos motivos seria a possível adaptação para os novos Lumia, da Nokia, que, na visão de mundos traria a "combinação perfeita" dos dois mundos (o sistema operacional do Google e o hardware da Nokia).

Por enquanto, a solução de Cotulla só funciona no Samsung Focus, apesar de o modder afirmar que o recurso também funcione em outros modelos da empresa, como o Samsung Omnia 7.

Via SlashGear.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Freitas
    2011-11-23T09:33:04

    Seria ótimo ter os dois num tablet, como o da Asus. Mas de fábrica nunca vai acontecer.

  • Samuel Franco
    2011-11-23T08:42:35

    queria ver lumia+android