Sistemas Operacionais

08/11/2011 11h07 - Atualizado em 08/11/2011 11h07

IBM passará a oferecer o Windows em seus mainframes

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A partir de dezembro, os mainframes zEnterprise 96 da IBM serão capazes de gerir aplicações baseadas no Windows. Segundo a IBM, esta é uma demanda crescente dos centro de dados clientes da marca ao longo do tempo. Até aqui, os mainframes da série Z da IBM operavam o principalmente o Linux. A partir de dezembro, poderão criar um ambiente virtual multiplataforma com z/OS, Linux, IBM AIX, x86 Linux e Windows.

Os zEnterprises serão capazes de operar com o Windows. (Foto: Reprodução)Os zEnterprises serão capazes de operar com o
Windows. (Foto: Reprodução)

Segundo a IBM, o suporte ao Windows na Série Z irá trazer benefícios em desempenho e segurança. A adoção do Windows irá permitir que ambientes corporativos baseados em mainframes sejam mais maleáveis a diversos tipos de demandas.

A combinação do mainframe com um servidor x86 pode facilitar o manuseio de aplicações e ferramentas de software nos ambientes híbridos. Como resultado, a IBM acredita que suas soluções conseguiram reduzir custos de gerenciamento. Segundo a IBM, a redução de custos pode chegar a 70%.

A IBM criou o conceito de mainframes em 1952 e dominou este mercado pelas décadas seguintes. Suas máquinas nunca receberam o Windows e, recentemente, em função dos custos, a International Business Machines vinha perdendo clientes neste mercado, por isso preferiram soluções mais baratas em termos de software para baixar custos. Entre elas, Linux e Windows.

Com o novo suporte ao Windows, a IBM dá mostras da estratégia de mesclar o ambiente de seus produtos, criando um cenário mais heterogêneo onde os clientes poderão decidir que tipo de sistema – ou quais sistemas – irão operar seus data centers, com vistas a conseguir melhores resultados.

Via: Tom’s Hardware

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares