Celular

04/11/2011 16h24 - Atualizado em 04/11/2011 16h24

Ibope começa a medir audiência de TV nos celulares

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Desde o dia 1 de novembro, o instituto Ibope Media começou a medir os hábitos de consumo de TV digital no celular dos usuários brasileiros. A pesquisa nasceu graças à parceria feita com a operadora de telefonia móvel Vivo e a fabricante de celulares Samsung.

Samsung Star TV (Foto: Divulgação)Samsung Star TV (Foto: Divulgação)

Os índices de audiência serão obtidos através de um aplicativo que será instalado em telefones Samsung StarTV GSM Vivo dos usuários que residem na cidade de São Paulo. Esses usuários serão convidados pelo instituto Ibope a participar da avaliação, que deve seguir a mesma mecânica adotada para registrar a audiência média dos telespectadores tradicionais. O Ibope faz o registro das mudanças de canais durante um determinado período, coletando o tempo em que o usuário ficou diante de um canal, quantas vezes mudou de canal em um período, entre outros dados. No final da análise, os dados coletados da amostragem geram os índices de audiência.

Por enquanto, a pesquisa só poderá ser feita com usuários de São Paulo, da operadora Vivo, e no modelo indicado pela Samsung. O aplicativo será instalado em 2 mil aparelhos de moradores da capital paulista. Em uma etapa posterior, um segundo grupo de amostragem será implantado no Rio de Janeiro, e em um último estágio, o Ibope montará um plano para que a análise de audiência seja nacional.

Essa expansão também depende da ampliação do sinal digital no Brasil. Apesar de a maioria das capitais brasileiras já contarem com o serviço, a ampliação desse sinal para as cidades do interior é uma parte importante deste processo.

O Ibope garante que não serão coletados outros dados do telefone que receberá o aplicativo, como conversas, agenda de endereços, mensagens de SMS, e-mails ou navegação na internet. A previsão de divulgação dos primeiros resultados está marcada para o decorrer de 2012.

Via Tela Viva.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares