Internet

08/11/2011 08h48 - Atualizado em 08/11/2011 17h19

Ladrões usam Facebook para saber quando você sai de casa

Verônica Vasque
por
Da redação

Por conta da popularização dos sites de relacionamentos e da cultura do compartilhamento virtual, parece não haver limites para a enorme quantidade de informações pessoais publicadas nas redes sociais.

Jovem no Facebook (Foto: Reprodução)Cuidado com o conteúdo que você divulga na
web (Foto: Reprodução)

Embora tal comportamento seja considerado normal atualmente, no entanto, boa parte desses dados compartilhados podem comprometer os usuários e colocá-los em riscos.

Uma pesquisa com ex-criminosos, realizada pela empresa de segurança Friedland, revelou que, para 80% dos entrevistados, as redes sociais como Twitter e Facebook são as principais fontes de investigação de assaltantes de residências. Segundo o estudo, algumas das informações postadas nesses sites ajudam os criminosos a ficarem informados, por exemplo, quando os proprietários das residências estão ausentes.

Sobretudo, mais da metade dos entrevistados disseram que um dos erros comuns dos internautas em sites de compartilhamento é disponibilizar informações como endereços e fazer check-in, via Foursquare, nos locais em que costumam ir. Bem como atualizar fotos de lugares diferentes durante as férias.

Além disso, cerca de 3/4 dos ex-assaltantes entrevistados acreditam que o Google Street View , serviço de visualização de ruas da gigante de buscas, também tem papel significativo nos assaltos às residências.

Para Jonathan Lim, especialista em segurança da Friedland, a pesquisa foi importante para dar acesso a um grupo exclusivo da sociedade e esclarecer mais sobre os hábitos dos assaltantes de hoje.

"Os resultados têm dividido alguns dos pensamento mais comuns associados aos assaltos", disse.

A pesquisa revelou, ainda, os erros mais comuns cometidos pelos proprietários, aos olhos dos ex-assaltantes. Na lista, hábitos como deixar as janelas abertas e objetos de valor em locais visíveis são os mais perigosos.

Via Mail Online

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Catarina Becker
    2011-12-23T23:18:52

    O Facebook é usado como diário por algumas pessoas que não se dão conta do perigo a que estão expostas.

  • Marycelenrezende
    2011-11-14T15:28:07

    mesmo vc nao postando ,o perigo é eminente. quem nao acredita q é o perigo. eu ja sabia disso....

  • Edvaldo Santos
    2011-11-13T17:25:18

    Fica um monte de abestatlahados postando tudo que fazem nessas merdas.

  • Marcos Luiz
    2011-11-08T17:33:36

    hj em dia nigliga mais para tv ou seja a tv toda semana tem que inventa algsobre rede social para ver se o povo volta ne ... oq posso dizer mamaaaaaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkk quem manda manipuça as coizas toma isso so e o começo

  • Nemer Filho
    2011-11-08T16:19:55

    Ta faltando uma revisão nesse texto! Erro de português em coluna é meio grosseiro....

  • Wladimir Leite
    2011-11-08T16:15:21

    Vivemos em um País capitalista onde você e o que você tem, para se exibir as pessoas postam os lugares que frequentam marca estes encontos nas redes sociais, mostram seus carros, casa, roupa que usa, celular, etc. enfim ficam expostas a bandidos ta ai a dica continue assim, por esses motivos que não tenho esse tal face, orkut e afins.

  • Diego Policarpo
    2011-11-08T12:56:54

    "ex-criminosos" Será que existe algum???

  • Lindomar Gonçalves
    2011-11-08T12:47:55

    Isso...coloca lá que curso têm...é formado em que....onde mora....com esses dados os bandidos saberão se têm dinheiro ou não...aí é só acompanhar os passos de vcs no Facebook, que tem um monte de bobão que faz isso. e pronto..tá pego...kkkk

  • Charles Wilson
    2011-11-08T10:15:50

    É por essas e outras que eu saí das redes sociais. E acreditem, estou vivendo muito bem sem elas. Há vida fora do Facebook! 90% das informações compartilhadas são puro exibicionismo, que resulta nisso, criminosos obtendo dados confidenciais das pessoas.

  • jorge
    2011-11-08T10:13:46

    utilize a rede para contactos. A marca da roupa a marca do carro, certamente não irão modificar o que pensam os outros, não precisam ser ditos.