25/11/2011 07h44 - Atualizado em 25/11/2011 10h57

Máquina de fliperama é controlada apenas com o movimento dos olhos

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo
Para controlar o jogo, o usuário precisa olhar o asteroide a ser destruído e piscar os olhos para disparar o laser que vai destruir o corpo celeste. (Foto: Reprodução)Para controlar o jogo, o usuário precisa olhar o asteroide e piscar os olhos para disparar o laser que vai destruir o corpo celeste. (Foto: Reprodução)

O programador Frederik Lindh, da empresa especializada em rastreamento e controle de olhos Tobii, desenvolveu um sistema que permite o controle dos jogos de videogames apenas com o movimento dos olhos. Para chegar ao resultado final do EyeAsteroids, ele utilizou o clássico jogo Asteroids, uma máquina arcade e muita tecnologia.

O EyeAsteroids usa a mesma tecnologia de controle de software pelo movimento dos olhos aplicada a sistemas e soluções para deficientes físicos ou usuários com movimentos limitados. O projeto conta com o sistema PCEye para computadores com sistema Windows, criado pela própria Tobii para tornar o arcade funcional.

Aqueles que testaram o jogo disseram que não há um atraso perceptível entre a piscada de olho e o laser que é disparado pelo planeta. (Foto: Reprodução)Aqueles que testaram o jogo disseram que não há um atraso perceptível entre a piscada de olho e o laser que é disparado pelo planeta. (Foto: Reprodução)

Na versão atualizada do jogo Asteroids, no lugar de uma simples nave tripulada, o planeta Terra é o personagem a ser controlado. O objetivo do jogo é evitar que o planeta sofra danos por colisões com corpos celestes e asteroides. Além disso, se o jogador não conseguir terminar a fase dentro de um tempo determinado, o planeta também explode.

Para controlar o jogo, o usuário precisa olhar o asteroide e piscar os olhos para disparar o laser que vai destruir o corpo celeste. Segundo os desenvolvedores, o game controlado pelos olhos oferece uma experiência radicalmente diferente, se comparado aos jogos controlados por joysticks ou controles de movimento. Aqueles que testaram o jogo disseram que não há um atraso perceptível entre a piscada de olho e o laser que é disparado pelo planeta.

EyeAsteroids. (Foto: Reprodução)EyeAsteroids. (Foto: Reprodução)

O material utilizado para construir o arcade é composto por um monitor HP LE2201W de 22 polegadas (com resolução de 1680 x 1050 pixels), uma caixa de som Philips SPA5300 e um rastreador ocular IS-1-L da Tobii. O sistema funciona através de um computador com processador Core 2 Quad Q8400 de 2.66 GHz, placa gráfica NVIDIA GF 405 e sistema operacional Windows 7 Professional.

O EyeAsteroids está em exposição ao redor do planeta e estará presente na CES 2012, que será realizada em Las Vegas em janeiro de 2012. A máquina arcade está disponível para compra por usuários residenciais e empresas, com edição limitada a 50 unidades, pelo preço de US$ 15 mil,  aproximadamente R$ 28.500, segundo valores de hoje (25/11) . A Tobii lembra que o jogo pode ser configurado em um computador padrão, dispensando assim a compra de um gabinete caro e pesado. Abaixo, confira uma demonstração do EyeAsteroids (em inglês).

Via Gizmag e OhGizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares