Internet

01/11/2011 16h48 - Atualizado em 07/08/2013 13h27

Mesmo com crescimento dos rivais, Internet Explorer continua líder no mercado

André Noia
por
Para o TechTudo

Um relatório da Net Market Share aponta que o Internet Explorer continua sendo o grande vencedor na batalha dos navegadores de Internet. Entretanto, apenas a versão 8 do browser da Microsoft segue como líder mundial, com 29% de participação de mercado no mês de outubro. Isoladamente, o Internet Explorer 9 responde com pouco mais de 9,79%.

Internet Explorer (Foto: Reprodução)Internet Explorer (Foto: Reprodução)

A distância que separa o Internet Explorer de seus principais rivais ainda é grande. A última versão do Google Chrome (14.0), por exemplo, responde por 13,65% de participação. Já o Firefox 7 ficou em terceiro lugar, com 10,18%. Embora significativos, os números ainda marcam uma hegemonia do navegador padrão do Windows.

A Microsoft se adiantou e publicou no blog oficial do Internet Explorer alguns números sob uma ótica que tende a valorizar mais o seu produto, uma vez que se referem apenas aos usuários dos Estados Unidos. De acordo com a empresa, 34,9% dos usuários do Windows 7 utilizam o http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/s/internet-explorer.html http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/s/internet-explorer.html 9, seguidos por 14,3% do Google Chrome e por 11,8% do Mozilla Firefox. Ainda segundo a companhia, a prioridade, no momento, é migrar usuários que ainda utilizam o Internet Explorer 6, que responde por 7,49% dos acessos, um número bem próximo da percentagem abocanhada pela versão mais recente do navegador.

Embora reine absoluta, a Microsoft não pode ignorar a escalada dos concorrentes. Enquanto Google Chrome e Mozilla Firefox estão em um ritmo frenético de atualizações – com correções de vulnerabilidades, implementação de novos recursos e melhoria na velocidade de navegação -, a Microsoft segue com longos hiatos entre seus lançamentos. Como os usuários tendem a desejar que novos recursos e tecnologias sejam implementados no momento em que se tornam disponíveis, a companhia de Bill Gates precisaria oferecer atualizações automaticamente, assim como faz seu principal concorrente, o Google Chrome.

Via Neowin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jorge Junior
    2011-11-03T15:58:51

    Em todas as Lan Houses que eu já fui, incrivelmente todas elas tinham a versão 6 do IE, e raramente também tinham o FF ou o Chrome. Já devo ter ido a umas 20 LAN's diferentes, mas agora só em casa mesmo. Uso o IE9 como principal e ás vezes o Chrome, FF nem pensar, é um cocô.

  • Laercio Junior
    2011-11-03T09:43:10

    Sem falar o detalhe de a grande maioria dos computadores, vem com Windows instalado, logo, IE estará lá para usuários leigos.

  • Samuel Arantes
    2011-11-02T13:40:06

    Se 7% ainda usa Internet Explorer 6, o motivo da liderança da Microsoft é óbvio: não é por escolha; nem todo mundo sabe instalar novos programas. Daí ficam usam apenas os que já estão pré-instalados. Se qualquer outro navegador viesse instalado de fábrica, esse seria o mais usado.

  • Samuel Franco
    2011-11-02T07:11:00

    chrome tem tudo pra assumir esse mercado daqui uns anos