Sistemas Operacionais

22/11/2011 15h26 - Atualizado em 22/11/2011 15h26

Microsoft demonstra setup e upgrade mais amigável do Windows 8

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Microsoft explicou nesta segunda-feira (22/11) detalhes das etapas de instalação do Windows 8. Tanto na modalidade tradicional como no upgrade de uma versão anterior, o que norteou o desenvolvimento do sistema foi a criação de uma interface mais amigável e um processo rápido e eficiente de instalação do sistema.

Processo de upgrade para o Windows 8 (Foto: Reprodução/Building Windows 8 Blog)Processo de upgrade para o Windows 8 (Foto: Reprodução/Building Windows 8 Blog)

São, basicamente, dois tipos de instalação: pela formatação convencional, a partir do boot via USB ou disco, e o upgrade de sistema, que pode ser feito digitalmente. Neste último método, as etapas podem ser feitas a partir da internet. O setup buscará os arquivos do Windows nos servidores da Microsoft e o tempo para obter a nova versão dependerá, em última análise, da velocidade da conexão utilizada.

A Microsoft estima que 450 milhões de máquinas ao redor do planeta sejam capazes de receber o upgrade de sistema sem que seja necessária qualquer alteração de hardware. De olho nessa multidão de consumidores em potencial – mais de duas vezes a população do Brasil – a Microsoft tornou o processo muito mais rápido.

Isso porque, em vez de descomprimir no disco rígido arquivos extremamente grandes, o Windows 8 aprimora o que já havia sido implantado no Vista, em que uma imagem do sistema é copiada para o disco. Isso corta tempo estimado, que poderia levar uma hora no XP, para 10 ou 15 minutos nas versões recentes do sistema.

Outras otimizações, válidas tanto para um upgrade como uma instalação do zero, são as transferências de dados do sistema de maneira mais organizada: pastas inteiras são copiadas e a transferência de arquivos feita em ordem evita que o sistema precise escrever em diversos lugares do HD ao mesmo tempo. O resultado é um grande ganho em tempo. O Windows 8 deve ser lançado oficialmente em agosto de 2012.

Via Neowin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares