Sistemas Operacionais

10/11/2011 09h34 - Atualizado em 30/11/2011 12h30

Mint ultrapassa Ubuntu como distro mais popular do Linux no último semestre

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo
Ranking da DistroWatch. (Foto: Divulgação)Ranking da DistroWatch do número de acessos
a distros do Linux. (Foto: Divulgação)

Uma mudança interessante pode estar em curso no mundo Linux: o Ubuntu deixou de ser a distribuição mais popular do sistema operacional nos últimos seis meses. O Linux Mint superou o pacote da Canonical que liderava o ranking do site DistroWatch, especializado em estatísticas e notícias sobre lançamentos do mundo Linux, há seis anos. Segundo o DistroWatch por uma pequena margem, o Mint destronou o “mestre” Ubuntu.

Mas o ranking não é absoluto. Ele é baseado no número de acessos do DistroWatch. O que significa, portanto, é que a maior parte da audiência do site, hoje, usa o Mint. Nos últimos seis meses, o Mint conseguiu uma média de 2.199 acessos diários no site enquanto o Ubuntu ficou em segundo, com 2.102.

A diferença pequena e o universo de usuários reduzido em que o ranking se baseia permite considerar que, no geral, dificilmente o Ubuntu tenha perdido a liderança para o Mint. Mas, ainda assim, vale lembrar que o atual vice-líder foi o ponteiro soberano do ranking por seis anos. Neste sentido, as estatísticas do DistroWatch podem, no mínimo, indicar uma tendência importante.

Uma das explicações para a mudança no ranking é que usuários mais exigente sestariam insatisfeitos com as mudanças aplicadas nas últimas versões do Ubuntu, que o deixaram mais simples. (Foto: Divulgação)Uma das explicações para a mudança no ranking é que usuários mais exigente sestariam insatisfeitos com as mudanças aplicadas nas últimas versões do Ubuntu, que o deixaram mais simples. (Foto: Divulgação)

Tendência que pode ser explicada pelas últimas atualizações do Ubuntu. A Canonical vem buscando mais simplicidade a cada novo release e isso pode estar aborrecendo usuários mais exigentes. Um exemplo disso é a interface Unity, que realmente torna o sistema mais fácil e prático, mas que eventualmente causa irritação em usuários mais antigos.

Via: Muktware

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marco Teixeira
    2011-11-19T16:01:24

    Jã passei pelo mint mas, descobri q o must eh o JOLI OS misto de chrome os no pc e pode ser testado no google pela web google store experimente eh o maximo!!!

  • Joao Buonomo
    2011-11-12T00:18:20

    Qual tendência importante seria esta num universo de 1% dos computadores, se houve uma demandada, são de usuários que gostam de modificar o sistema ao ponto do Ubuntu ficar irreconhecível dando um toque pessoal único. Mas se isso fosse relevante os 94% dos computadores do mundo não usaria o Windows com seus campos verdejantes durante uma década, nem sequer davam o trabalho de mudar o papel de parede. E o Ubuntu com Unity tem esta proposta de fortalecer sua identidade visual a medida que for angariando novos usuários e passando a imagem de um Sistema fácil de usar.