Navegadores

22/11/2011 09h56 - Atualizado em 22/11/2011 09h56

Movimento virtual 'Occupy Flash' pede o fim do Adobe Flash nos desktops

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O Adobe Flash leva mais um duro golpe na sua já arranhada popularidade. Um grupo criou um manifesto virtual com o objetivo de ver o fim do Flash entre os usuários de PCs. O Occupy Flash é inspirado no movimento ativista "Occupy Wall Street" e começa a ganhar força entre os internautas.

'O movimento que livrará o mundo do plugin Flash Player'. (Foto: Divulgação)'O movimento que livrará o mundo do plugin Flash Player'. (Foto: Reprodução)

O grupo descreve a ação como "o movimento que vai livrar o mundo do plugin Flash Player". Para eles, o fim do Flash em dispositivos móveis não é o suficiente e pretendem continuar o manifesto até que todo desenvolvimento em Flash seja encerrado.

No comunicado feito no site oficial do grupo, eles explicam em detalhes os motivos e objetivos de suas ações. O Occupy Flash alega que o Flash claramente perdeu a batalha para o HTML5 e que a tecnologia oferecida pela Adobe é obsoleta, tal como outras tecnologias da web.

As críticas ao Adobe Flash estão na sua falta de segurança, instabilidade e ineficiência. Apesar dos esforços da empresa em melhorar o plugin para dispositivos móveis (principalmente depois das severas críticas de Steve Jobs ao Flash), a Adobe anunciou recentemente que encerrou o desenvolvimento do Flash para tablets e smartphones, reconhecendo que o HTML 5 é uma solução mais eficiente, por ser um padrão aberto e suportar o seu código multimídia integrado às páginas web.

Mas, como o plugin está instalado em uma boa parcela de computadores, ainda haverá um contingente de internautas que vai manter o plugin vivo, exigindo suporte contínuo por parte da Adobe, além da continuidade de desenvolvimento de aplicativos web pelos programadores.

Com esses argumentos, o Occupy Flash convoca os internautas de todo o planeta a desinstalar o plugin, mostrando à Adobe o quanto eles estão insatisfeitos com a qualidade do recurso. O grupo deixa claro que a campanha não é contra a Adobe em si, e até argumenta que o plugin ainda pode ser útil na plataforma Adobe Air. Também dizem que o site não tem apoio de nenhuma empresa e que o manifesto "não é um lobby".

Para mais informações sobre o movimento Occupy Flash, clique aqui para visitar o site oficial.

Via Electronista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto Espindola
    2011-11-24T17:24:07

    quanta gente tonta, olha o flash é um plugin shareware ou seja pago pelos desenvolvedores, é lento e inviavel.

  • Antonio Souza
    2011-11-23T18:43:16

    A internet evoluiu, mas a tecnologia não acompanhou. Quem entende disso, sabe que o uso de plugins é um pé saco. O certo é ter um navegador web e sair usando sem a necessidade de uso de um plugin se quer. Bárbara Rocha, odeio site todo feito em flash ou mesmo parcialmente. É um enjoo só...

  • Sebastião Alves
    2011-11-23T11:59:24

    avisem para o occupy retardados, que eu não vou desinstalar o plugin do flash ele nunca me fez mau,portanto esse bobagem não me interessa

  • Bárbara Rocha
    2011-11-23T10:53:14

    Outro dia precisei olhar o telefone do meu tatuador no pc do laboratório onde trabalho. O pc não tem flash instalado, mas o site era TODO em flash. Resultado: não consegui o telefone. Por isso que sou contra o flash e a favor de qualquer coisa que me deixe ver todo o conteúdo da internet sem ter que instalar plugins.

  • Alexandre Alencar
    2011-11-23T09:19:56

    deve ser difícil para certas pessoas quando o equipamento necessita de uma pequena instalação ou fazer qq coisa que precise utilizar o cérebro... sabe como é, falta de uso... não está acostumado... daê preferem que outros pensem por eles e não querem que fique claro na tela que ele é burro!!! O flash foi uma inovação e está anos luz a frente de outras tecnologias... assertivo, intuitivo, de visual fantástico... o problema é que não contavam com a astúcia dos manés....

  • Oséas Mota
    2011-11-23T09:09:35

    Se eles não querem mais usar o flash não tem problema, mais criar um movimento contra o mesmo é uma burrice. Isso mim parece muito uma jogada de markenting, uma jogada suja, já que tenta interferir na decisão das pessoas. Não podemos simplesmente excluir o plugin do Flash porque um grupo de pessoas dizem que ele não é bom temos que testar as opções e ficar com a que gostamos ou simplesmente usar as duas (se possivel), Mais sinceramente acho que eles estão querendo nos usar para promover o HTML5.

  • Duda Weyll
    2011-11-22T21:07:20

    Eu não gosto do flash e acho que o HTML5 dá um banho nele, mas todo mundo sabe que a questão do Jobs com o flash era financeira, nunca foi tecnológica.

  • Leo Cavalcante
    2011-11-22T19:34:18

    Beleza. Apareceram meus dois últimos comentários mas o primeiro e mais importante nada. O que pode ser?

  • Leo Cavalcante
    2011-11-22T19:31:18

    Ok. Esquece meu comentário perguntando por que apagaram meu comentário. rs Agora que eu vi que o sistema "bem feito" joga meu comentário na coluna abaixo e não avisa que ele está pendente/aguardando aprovação. Desculpe.

  • Leo Cavalcante
    2011-11-22T19:29:02

    Hey, por que apagaram meu comentário? Não tinha nada ofensivo nele. Eu sei que é difícil ouvir verdades e ser corrigido, mas que tal ter atitudes maduras e admitir os erros?

  • Leo Cavalcante
    2011-11-22T19:20:52

    "... o plugin ainda pode ser útil na plataforma Adobe Air...". Opa, deslize aí. Adobe Flash Player é uma coisa e Adobe AIR é outra. São da mesma plataforma mas são independentes. É justamente isso que "arranha" a imagem do Flash, "jornalista" e mídia mal informada. Faz uma matéria sobre isso: http://occupyhtml.org/ ;)

  • Felipe Reis
    2011-11-22T17:46:48

    acho que deveria tira o internet explorer. Memes nunca o flash ate que ajuda .

  • Junior Ferreira
    2011-11-22T17:29:51

    Deveriam era criar um movimento pedindo o fim de facebook, twitter, memes, Ñ.Intendo e similares, vlogs, e todas essas pragas que atualmente assolam a internet.

  • Leandro Freitas
    2011-11-22T16:22:51

    Michael Bechior, claro que sabem pow, eles só tem uns 'flash' de memoria kkkkkkk

  • Amanda Ferreira
    2011-11-22T14:31:25

    Deveriam criar um movimento pra dar fim no IE tbm... #navegadorlixo

  • Bruno Barreto
    2011-11-22T14:06:25

    Flash é uma ótima tecnologia. A gente tentou se livrar do HTML e um bando de saudosistas amantes de códigos quer tornar a vida dos desenvolvedores e designer difícil novamente. Ridículo.

  • Leandro Freitas
    2011-11-22T13:26:13

    tenso.. eles estao dizendo nao à ocupação do flash..

  • Diogo Nunes
    2011-11-22T13:23:28

    Ridiculo esse periudo de caça as bruxas, todo mundo hj em dia quer ser revolucionário ... usa quem quer e pronto!

  • Daniel Bento
    2011-11-22T12:26:57

    Claro que não é, urum... Eles pensão q nasce ontem... Ocuppy Flash é um nome fail de movimento/manifesto pra não usar o Flash, ocupando ele?... kkk' Epic Fail.

  • Daniel Vieira
    2011-11-22T14:57:06

    É um protesto válido, pois com o "fim" flash ,que é uma tecnologia excelente, dará mais força a implementação em maior velocidade do HTML5 que querendo ou não é linguagem muito mais abrangente do que o flash, programo em flash, e estou estudando HTML5, que algo surpreendente!

  • Michael Bechior
    2011-11-22T14:31:58

    kkkkkk, maconheiro sabe lá alguma coisa de flash rapá!

  • Amanda Ferreira
    2011-11-22T14:31:36

    Deveriam criar um movimento pra dar fim no IE tbm... #navegadorlixo

  • GABRIEL TENAN