Internet

03/11/2011 19h34 - Atualizado em 27/02/2014 12h37

Mozilla diminuirá engine de JavaScript do Firefox

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

O Firefox vai entrar na dieta. Um dos responsáveis pelo desenvolvimento do navegador anunciou que o motor de JavaScript que atualmente atende ao software passará por mudanças para que utilize menos memória RAM. E aí sim pode ser que o Mozilla Firefox se torne um aplicativo enxuto, quesito no qual ele vem falhando miseravelmente lançamento após lançamento.

Firefox 10 (Foto: Divulgação)Mozilla Firefox (Foto: Divulgação)

A promessa da Mozilla é recauchutar o SpiderMonkey, o tal engine de JavaScript do Firefox. Entre as medidas programadas está a adoção de uma nova filosofia para lidar com os scripts presentes em páginas da web. Em vez de executar tudo, o SpiderMonkey futuramente rodará o script na medida em que se fizer necessário. De acordo com a empresa, cerca de 70% a 80% dos scripts baixados não são executados. A economia seria boa. A previsão é de que o consumo de memória RAM seja reduzido em 30%.

Baixe agora o Java Runtime e explore mais possibilidades em seu computador!

Também optaram por desmembrar o SpiderMonkey em partes menores para que os engenheiros da Mozilla possam trabalhar na sua redução. Quanto menores forem os diversos componentes do motor de JavaScript, mais eficiente ele tende a ser. A forma como o SpiderMonkey utiliza pacotes de dados também deve mudar para que menos bits sejam necessários para tarefas básicas.

Com as medidas, talvez o Firefox volte a ser mais competitivo num mercado que vê o Chrome, do Google, com seu poderoso motor V8, despontar.

Via Extreme Tech

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares