Sistemas Operacionais

08/11/2011 09h36 - Atualizado em 08/11/2011 09h36

Mozilla testa novo sistema operacional para dispositivos móveis

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Mozilla trabalha em um novo sistema operacional para dispositivos móveis, o Boot 2 Gecko, ou B2G, como é mais conhecido. Trata-se de um sistema construído sobre as fundações do Android, mas com foco totalmente centrado na web e com a promessa de ser totalmente aberto.

Mozilla (Foto: Reprodução)Mozilla (Foto: Reprodução)

O B2G é uma proposta de sistema operacional semelhante ao Chrome OS. A diferença é que a Mozilla está de olho no mercado móvel e, em princípio, o sistema não seria voltado para netbooks, como o rival do Google.A ideia é oferecer o código fonte e o próprio sistema na web como forma de quebrar a dependência da venda casada entre aparelho+sistema, em que Android e todos os outros concorrentes se baseiam.

Além disso, a Mozilla poderia agregar novas capacidades ao sistema praticamente em tempo real, conforme sejam desenvolvidas pela comunidade. O projeto é ambicioso e, se emplacar, destrói completamente a dependência atual da atualização oficial dos sistemas nos telefones, algo que irrita especialmente usuários do Android.

O B2G usa o mesmo engine de renderização do HTML5, o Gecko, e daí vem seu nome. O sistema será capaz de rodar aplicações na web e a ideia é que o sistema totalmente aberto incentive o desenvolvimento de apps. Com o sistema na web, acabaria a necessidade de se escrever um mesmo aplicativo em diversas linguagens. Em resumo, os aplicativos seriam escritos para rodar a partir da web e uma mesma versão de cada app poderia ser executada em qualquer sistema operacional, desde que este sistema ofereça suporte ao B2G.

O projeto foi anunciado em 2010 e confirmado em julho deste ano. Embora não exista previsão de lançamento no mercado, os desenvolvedores já estão realizando testes nas principais funcionalidades do B2G. Segundo informações, a Mozilla testa funções como mensagens, conversação, telefonia e consumo de bateria do sistema. A empresa deve anunciar uma apresentação oficial do B2G no começo de 2012.

Via Hot Hardware

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jáderson Silva
    2011-11-14T15:00:13

    Fora que o consumo de bateria tem que ser muito bom pois 3G consome muita bateria, pelo menos o meu com 3G ligado não dura nenhum dia...rsrsrs

  • Brunotnt
    2011-11-13T20:12:17

    Concordo com o Gabriel Tenan se tudo virar nuvem o Brasil tá ferrado a internet brasileira em geral é ruim para cara***

  • GABRIEL TENAN
    2011-11-08T11:33:28

    Com o maravilhoso 3g do BR, vamos ter problemas se tudo virar nuvem....

  • Samuel Franco
    2011-11-08T10:07:05

    que notícia boa