Robótica

11/11/2011 10h58 - Atualizado em 17/11/2011 13h32

NASA se prepara para enviar seu robô mais moderno a Marte, Curiosity

O Curiosity vai levar cerca de 10 instrumentos científicos para Marte, com a intenção de analisar a composição do solo e outras características ambientais do local. (Foto: Divulgação)O Curiosity vai levar cerca de 10 instrumentos científicos para Marte com a intenção de analisar a composição do solo e outras características ambientais. (Foto: Divulgação)

No próximo dia 25 de novembro, a NASA fará mais um experimento histórico. A data está marcada para o lançamento do Curiosity a Marte, o robô mais moderno já enviado a outro planeta na história da agência. O dispositivo vai sair do Space Coast, na Flórida, com câmeras e lasers, encumbido da missão de descobrir mais informações sobre a superfície do planeta vermelho, a fim de abrir caminho para expedições humanas em um futuro breve.

A chegada do Curiosity a Marte está estimada para agosto de 2012. Ele deve pousar dentro de uma cratera em uma montanha. Doug McCuiston, diretor do Programa de Exploração de Marte no Quartel-General da NASA, em Washington (EUA), festejou a operação e ressaltou a importância do projeto.

"O Laboratório de Ciência de Marte está construindo um entendimento maior sobre o planeta após recentes estudos e missões. Esse projeto leva tecnologia avançada para se compreender ainda mais as informações e abrir caminho, quem sabe, até para se enviar humanos para lá no futuro" disse ao Daily Mail.

O robô tem como primeiro objetivo investigar se as condições climáticas de Marte são ideais para se desenvolver algum tipo de vida no planeta. Duas vezes mais largo e cinco vezes mais pesado do que as máquinas anteriores que visitaram o planeta, o Curiosity vai levar cerca de dez instrumentos científicos para Marte, com a intenção de analisar a composição do solo e outras características ambientais do local.

Via Daily Mail