Sistemas Operacionais

16/11/2011 18h25 - Atualizado em 16/11/2011 18h25

Nokia está preparando duas novas versões do Symbian: Carla e Donna

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Contrariando as previsões de muitos especialistas da área de mobilidade, o Symbian não morreu. A Nokia deixou isso bem claro durante o Dia dos Desenvolvedores Nokia, realizado no México, no último final de semana, quando passaram informações sobre duas futuras atualizações do sistema operacional móvel: Carla e Donna, são seus nomes.

Symbian Carla e Donna (Foto: Reprodução)Symbian Carla e Donna (Foto: Reprodução)

Segundo o site Symbian Latino, que esteve presente no evento, a Nokia já definiu o seu programa de atualização para os telefones "top" da empresa, incluindo as duas novas versões do sistema.

Com sabemos, o Symbian Belle, que chegou ao Brasil recentemente através do Nokia 701, estará presente nos principais aparelhos da empresa que já vieram de fábrica com o Symbian Anna (X7, E6 e Nokia 500); e no primeiro trimestre de 2012, este chegará nos modelos originalmente lançados com o Symbian^3 (N8, C7, E7 e C6-01).

O Symbian Carla tem previsão de lançamento para o final de 2012 ou começo de 2013. Junto com o novo sistema, uma nova geração de telefones Symbian será apresentada - e um desses pode ser o sucessor do Nokia N8.

Dentre as características do Symbian Carla, a Nokia informou que haverá um novo navegador de internet, sistema de som Dolby Surround, tecnologia NFC e widgets melhorados. É esperado que essa versão do sistema esteja presente em smartphones com processadores de 1 GHz, o que o tornaria compatível com os atuais Nokia 603 e 701, mas deixaria de fora os modelos N8 e C7.

Sobre a segunda atualização, o Symbian Donna, pouco foi revelado pela Nokia. A única informação passada é que o Donna será exclusivo para equipamentos com processadores de núcleo duplo, e não há nenhuma previsão de janela de atualização. Com essas informações, vemos que o Symbian está mais vivo do que nunca, e com grandes novidades para os seus usuários. Mas vale lembrar que a Nokia prometeu encerrar o projeto Symbian em 2016.

Via Symbian Latino.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samuel Franco
    2011-11-17T08:44:04

    acho bom a nokia continuar produzindo SO próprios