Fabricantes

10/11/2011 18h55 - Atualizado em 10/11/2011 18h55

Nova cápsula tripulada Orion fará sua primeira missão em 2014

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A cápsula espacial Orion, desenvolvida para substituir os ônibus espaciais, teve sua primeira missão agendada pela NASA. Será em 2014, quando a nova nave projetada com vistas a voos longos e tripulados em direção a cometas, asteroides, Lua e Marte, terá seu primeiro teste tripulado.

Orion (Foto: Divulgação)Primeiro voo da Orion está previsto para 2014
(Foto: Divulgação)

Como a Orion é destinada a voos de longa distância e duração, não faz muito sentido lançá-la apenas para que paire na órbita baixa do planeta e retorne. Por conta disso, a missão tripulada inaugural da cápsula deverá levar humanos o mais longe da Terra desde 1973, quando a última Apollo tocou o solo lunar. Depois de chegar neste ponto, a nave voltará à Terra a uma velocidade de 32 mil km/h. Feita a reentrada, a capsula cairá no oceano Pacífico, assim como fizeram as suas ancestrais do programa Apollo.

No teste, rotinas de navegação e resistência dos equipamentos serão avaliados. O processo é essencial para o aprimoramento de sistemas críticos, tais como decolagem, entrada em órbita, facilidade de manobra e o escudo térmico para a reentrada na atmosfera terrestre. Além da cápsula, a NASA mantem em desenvolvimento um novo foguete para as decolagens, o SLS (Space Launch System).

A capsula pode ser ocupada por até quatro astronautas e é a resposta da agência espacial norte-americana ao gargalo tecnológico criado com os ônibus espaciais, que confinaram o voo espacial à órbita terrestre e limitaram o desenvolvimento de novas tecnologias de transporte no espaço. Orion não é um nome inédito em naves da NASA. O módulo lunar da Apollo 16 tinha este mesmo nome.

Via Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares