Placas

23/11/2011 15h42 - Atualizado em 23/11/2011 15h42

Novas placas de vídeo da série Radeon HD 79xx podem abandonar memórias GDDR5

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A nova família de placas gráficas da AMD deve chegar ao mercado em janeiro de 2012 e, ao que tudo indica, com um novo padrão de memória. Nas placas topo de linha da série Radeon HD 79xx, o consumidor poderá encontrar memória RAM no padrão XDR2 em substituição à interface GDDR5, comum nas placas de alto desempenho da geração atual.

As placas Radeon HD 7900, que terão chip cognominado Taiti, já usarão o novo barramento PCI Express 3.0 que permite uma banda de 32GB/s.  (Foto: Reprodução)As placas Radeon HD 7900, que terão chip cognominado Taiti, já usarão o novo barramento PCI Express 3.0 que permite uma banda de 32GB/s. (Foto: Reprodução)

As memórias Rambus XDR2, a rigor, oferecem uma banda muito maior do que as GDDR5 (com frequências úteis de até 8000 MHz). Em resumo, isso significa que a capacidade de tráfego de dados entre memória e processador gráfico aumenta dramaticamente, refletindo num melhor desempenho do conjunto. Além disso, as memórias XDR2 são em média 30% mais econômicas em termos de consumo de energia.

O uso das memórias XDR2 deve ficar restrito aos modelos top de linha. As placas Radeon HD 7900, que terão chip cognominado Taiti, já usarão o novo barramento PCI Express 3.0, que permite uma banda de 32GB/s. Memórias no padrão XDR não são desconhecidas do mercado high end da tecnologia. Memórias XDR de primeira geração são utilizadas pela Sony no PlayStation 3.

Com tamanha capacidade de tráfego de informações entre placa gráfica e CPU, a escolha da AMD por criar placas com um padrão de memória mais potente faz todo o sentido. Mesmo assim, a arquitetura dos processadores gráficos da nova geração da AMD prevê o uso da interface GDDR5 como opção, abrindo um número maior de combinações para os fabricantes de placas da nova série desenvolverem versões mais em conta.

Via Muy Computer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elias Fernandes
    2011-12-09T11:17:35

    O usuário Rodrigo Mathias esta mal informado....A marca ATI Radeon ainda existe e é utilizada para denominar várias placas gráficas da AMD. Toda linha da serie HD 5000 são marcadas como ATI Radeon, enquanto as linhas da série HD 6000 e acima são denominadas AMD Radeon. O que não existe mais é a empresa ATI Technologies Inc. que foi adiquirida pela AMD em 2006.

  • Rodrigo Mathias
    2011-11-23T16:40:21

    Só quero lembrar que a marca ATI Radeon, mostrada na imagem que que ilustra o artigo, não existe mais.