Tablet

08/11/2011 08h49 - Atualizado em 22/10/2013 09h22

ONG enviará tablets de paraquedas para crianças do terceiro mundo

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A OLPC (sigla da ONG “Um Laptop por Criança”) pretende enviar tablets para crianças de países em desenvolvimento e testar a capacidade delas interagirem com os dispositivos, sem professores, manuais, cursos, nada. A ideia é medir a capacidade de interação da criançada com os equipamentos e ver se elas conseguem não apenas aprender a usá-los sozinhas, mas ensinar aos demais.

André-Jacques Garnerin fez o primeiro salto de paraquedas há 216 anos, conheça a homenagem no Doodle do Google. 

Tablet da OLPC (Foto: Reprodução)Tablet da OLPC (Foto: Reprodução)

Depois de caírem do céu em paraquedas, os tablets da OLPC serão absorvidos pelas comunidades remotas. Aí, um ano depois, membros da OLPC irão aos lugares estudar e analisar os efeitos da chegada dos tablets na educação das crianças.

Os equipamentos terão livros e aplicativos educativos para incentivar a educação sob o princípio de pesquisas realizadas em diversas partes do mundo, que mostram que crianças são capazes de interagir e aprender a usar tecnologia mesmo sem a instrução de um professor.

Nicholas Negroponte, fundador da OLPC, disse que quer “jogar OLPCSs de helicópteros para ensinar as crianças a ler”. Os tablets serão desenvolvidos para resistirem a impactos e até aos efeitos da chuva.

O primeiro tablet da OLPC, o XO-3, tem atingido relativo sucesso no Peru, onde foi lançado como instrumento para que as crianças ensinassem seus pais a ler. Mas segundo Negroponte, o grande desafio da OLPC é fazer os aparelhos chegarem onde são necessários, e daí nasceu a ideia de arremessá-los de helicópteros em vilarejos isolados de países pobres.

O tablet a ser utilizado na experiência deve estar pronto em 2012, tendo como base o design revelado em 2010. O dispositivo terá uma bateria que pode ser recarregada a partir da luz solar e uma tela de 10 polegadas concebida para oferecer fácil visualização mesmo debaixo da luz do sol.

Via Extreme Tech

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Locatelli
    2011-11-08T16:05:20

    PELO AMOR DE DEUSSS !!!! Ao invés de mandarem COMIDA, Remédios, aparelhos para cirurgias e tratamento de doenças.... eles vão mandar TABLETS ??? Até acho bacana as crianças de terceiro mundo entrarem no mundo virtual dos tablets, mas há NECESSIDADES BEM MAIORES para ser resolvido. É por isso que o mundo vai acabar mesmo, o ser humano se faz de idiota!

  • Marlene Santos
    2011-11-08T15:56:10

    Concordo com o Edvaldo. Será que e disso que eles precisam? Vai ver que médicos e remedios seriam mais bem vindos. Ou quem sabe roupas. Ou simplesmente alguma assistencia para que eles saibam que não estão esquecidos. Ou quem sabe eles precisariam de alguma ajuda para conseguir ÁGUA. Caramba, tanta coisa melhor poderia ser feita. Tablets!!! Tenha dó!!!!

  • Gustavo Otero
    2011-11-08T14:34:01

    Cicero Alves e Silvia Cestari. O seus cabecas de bague, vc tem q aprender a ler, leiam primeiro depois comemtem. Os tablets terao uma bateria que pode ser carregada a luz solar. Acho que voces que precisam de um desse pra aprender a ler!

  • Lauriene Silva
    2011-11-08T12:22:39

    Sinto muito lhes informar, mas acho que com tanta fome e miséria alguns dos destinatários vão querer comer os tablets acham ser um pacote de biscoitos. Srs. um tablet com preço de fabrica simples custa em media R$ 150,00 (via china) isso daria pelas minhas contas para comprar umas 4 boas cestas básicas. Creio eu que isso faria bem mais feliz a quem tem fome, uma vez que tem pessoas neste pais que mal tem forças para levar um dedo que dirá para acessar um tablet. Vamos ser realistas e menos sonhadores!

  • Antoniofabio
    2011-11-08T17:23:49

    Porque essa ONG idiota não envia professores a comunidade pobre p ensinar alguma, coisa ao invés de ficar fazendo pesquisas idiotas é brincadeira, isso é o fim da picada.

  • Jones Silva
    2011-11-08T16:38:43

    Daqui a um mês, vou contar isso e o pessoal vai pensar que é piada. ONG, prioridade é prioridade não tem como mudar o significado. Estas pessoas precisam do básico (nutrição e saúde) pra muito depois isso que querem oferecer.

  • Jones Silva
    2011-11-08T16:38:42

    Daqui a um mês, vou contar isso e o pessoal vai pensar que é piada. ONG, prioridade é prioridade não tem como mudar o significado. Estas pessoas precisam do básico (nutrição e saúde) pra muito depois isso que querem oferecer.

  • Derek Fisher
    2011-11-08T16:16:32

    isso e marking galera,da onde que crianças pobres entendi de alguma coisa ,vão e vender e comprar de comida.ONG VC ESTA FAZENDO ISSO MT ERRADO ..

  • Jose Silva
    2011-11-08T14:31:23

    claro que tem energia e internet e se ñ for de graça e baratinho, e les sabem usar sim são muito inteligente

  • Jose Silva
    2011-11-08T14:21:15

    olha pessoal, com e sem energia e melhor da o que tem doque ficar criticando e ñ dar nada,ou mandar e os esperto pegar e dar pra quem não precisa

  • Edvaldo Junior
    2011-11-08T13:42:52

    Será que é disso que eles precisam???

  • Davi Luna
    2011-11-08T13:38:11

    gente estamos no terceiro mundo, mesmo que tecnicamente digam o contrario.

  • Renan Silva
    2011-11-08T13:36:18

    Se mandar para o Brasil, com certeza esses aparelhos serão vendidos por qualquer trocado e estarão em qualquer lugar, menos onde foram jogados.

  • Silvia Cestari
    2011-11-08T13:22:45

    Eu acho que deveria ser distribuído nas escolas do nosso país , eles não vão saber usar,não tem sinal de internet e nem energia porque não mandam roupas calçados ou cestas básicas?

  • Cicero Alves
    2011-11-08T13:01:39

    Vão saber usar?Tem energia?Tem sinal de Internet?

  • Leonardo Nascimento
    2011-11-08T11:55:04

    E a energia elétrica e o sinal de internet vai vir da onde?

  • Gabrielle Garcia
    2011-11-08T11:30:30

    Que tal enviar uma cesta básica junto? Ou talvez livros educativos? Quem sabe uma bolsa de estudos? Quanta ideia inútil né? É melhor mandar tablets mesmo! =/

  • Teresa Ventura
    2011-11-08T11:16:47

    Gente,será que é disso mesmo que precisam as nações africanas e os nosso pobres do sertão? Será que essa ONG não teria uma solução mais humana para amparar os pobres do mundo?

  • Luiz Nunes
    2011-11-08T11:12:55

    Não é de tecnologia que precisam como prioridades! Nada contra a inclusão digital! Mas acho que o combate a fome e educação local seria mais essencial, ou então instale uma fabrica no País, Gerando emprego e renda!

  • Reinaldo Junior
    2011-11-08T11:06:36

    tambem quero

  • Samuel Gonçalves
    2011-11-08T11:04:18

    Será que os caras estão achando quem pegar vai destribuir?

  • Samuel Franco
    2011-11-08T10:14:41

    mandem pra mim