Robótica

22/11/2011 19h15 - Atualizado em 22/11/2011 19h15

Pequenino robô percorre um labirinto em 4 segundos

André Fogaça
por
Para o TechTudo

O Min7.1 é um robô mestre em labirintos. Seu criador, o japonês Ng Beng Kiat, demonstrou o pequenino na All Japan Micromouse Robot Competition, um evento realizado em Tsukuba no último domingo (20/11). O robô foi capaz de completar o caminho entre a entrada e o centro em apenas 4 segundos, estabelecendo um novo recorde.

Min7.1 (Foto: Divulgação)Min7.1 (Foto: Divulgação)

Mesmo percorrendo os corredores do labirinto com velocidades de até 12 km/h, o robô não esbarrou em uma parede sequer. Um feito bastante impressionante, especialmente para um dispositivo tão pequeno. De acordo com o site de seu desenvolvedor, o Min7.1 pesa apenas 90 g, e não tem mais que 10 cm de comprimento.

O recorde, no entanto, só pode ser estabelecido porque o Min7.1 foi previamente exposto ao labirinto, em uma volta de reconhecimento executada em baixa velocidade. Com o mapa do local traçado, o robô foi novamente posto em ação e, assim, pode escolher a melhor forma de chegar ao centro do desafio. Confira a prova no vídeo abaixo:


Na última edição da competição, o melhor tempo foi de 5 segundos. Se a velocidade mantiver a mesma taxa de crescimento, será que teremos um robô completando a prova em 3 segundos no ano que vem?

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares