08/11/2011 09h55 - Atualizado em 08/11/2011 13h58

Petrobras monta supercomputador mais rápido do Brasil

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Petrobras possui oficialmente o computador mais rápido do Brasil e um dos 500 mais rápidos do mundo: o Grifo04, cuja capacidade máxima é 1 petaflop (equivalente a 1 quatrilhão de operações matemáticas por segundo). O supercomputador foi desenvolvido para trabalhar com complexos dados de análise sísmica, área sensível para quem pretende furar quilômetros de rochas submersas na busca pelo pré-sal.

A supermáquina da Petrobras consiste em um grupo de computadores que operam em conjunto, de forma mais conhecida como cluster (aglomerado de computadores), e consiste em 544 servidores e com 500 mil núcleos de processamento de memória, somando uma capacidade de memória de 16 Terabytes.

Além da grande capacidade de processamento, outros pontos interessantes do supercomputador estão vinculados ao seu desenvolvimento. Ele foi projetado por equipes da Petrobras e consome 90% menos energia que um equivalente do mercado. Com o projeto desenvolvido, a estatal organizou uma licitação vencida pela Itautec, que montou o computador.

Além do hardware, a petroleira concebeu também softwares específicos para aproveitar o máximo o poderio do equipamento. São algoritmos para que o Grifo04 seja capaz de processar mais de 6 trilhões de amostras sísmicas por segundo.

A economia do computador não se reflete apenas na menor demanda de energia. O Grifo04 custou R$15 milhões. Caso a Petrobras não tivesse investido em sua construção, seriam necessários gastos de até R$180 milhões para a construção de um novo centro de processamento de dados. Segundo a Petrobras, o que convenceu a empresa a investir na tecnologia foi a percepção de que não havia mais espaço físico e o consumo de energia era muito alto.

Via: Fatos e Dados

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Erick Tomas
    2011-11-21T15:16:43

    Geraldo... A questão é o programa Neoliberal que esses políticos empregam em seus mandatos. Procure o programa "Hard Talk", que é Inglês, e veja como o FHC é tratado por alguém que viu toda a hitória de fora do Brasil. Ele é acusado diversas vezes de vender o País para os americanos.Estatais entregues de bandeja... Entre os anos de 94 e 02, eu não posso dizer muita coisa. Não sei como o governo se posicionaria...MAS é previsível o que os Neoliberais fariam com a maquina publica atual! O FHC sempre foi pintado como salvador, por interesses excusos! Uma Dica: Visite o site Conversa Afiada.

  • Jairo Kleiser
    2011-11-21T08:37:20

    Imagina jogar Combat Arms ou Counter Strike nesse computador, kkkkkkkkk

  • Minako Adorno
    2011-11-21T08:00:32

    parabéns PETROBRAS orgulho do BRASil

  • Geraldo Coelho
    2011-11-20T20:36:43

    ...ia me esquecendo: "Parabéns para a Petrobras e para a Itautec" esses sim estão fazendo o que se espera de um Brasil do futuro!

  • Geraldo Coelho
    2011-11-20T20:35:03

    O meu caro Erick. faça um exercício de futurologia e tente imaginar o Brasil tento o LULA como presidente entre 1994 e 2002 e após o desastre do Collor. Você acha que sobraria oque para o próximo presidente fosse lá quem fosse. Então para de pensar que o FHC em dois mandatos foi uma tragedia para o Brasil e pense que ele preparou o caminho para o Lula explorar e digo, que "explorou aquém do que poderia em favor do Brasil!"

  • Thomaz Urbano
    2011-11-20T19:30:18

    Imagina jogar Counter Strike neste computador ! Ou melhor! jogar TIBIA!!!!

  • Denizar Duarte
    2011-11-20T18:30:33

    Voce ja pensou em se tratar Erick......????? Pobreza de espirito ja tem cura....

  • Erick Tomas
    2011-11-20T14:33:18

    Fosse na Época do FHC/SERRA esta seria uma ótima oportunidade pra eles embolsarem mais uma grana. Diriam eles: "Pra que fazer um projeto próprio?? Pra que economizar?? Vamos importar algo que seja rápido e bom!" ... Então gastariam 20x mais, e embolsariam por fora uma boa %%%%... Aliás... Isso se já não tivessem transformado a Petrobras em PetroBraX, como queria o Serra, e vendido para a Chevron. Idiotas os que acreditam nessa Elite Burguesa, nesses neoliberais fracassados. PSDB e PFL (DEM)... NUNCA MAIS!

  • Higor Santos
    2011-11-16T11:51:49

    Acho que é importante ressaltar que FELIZMENTE ao contrário da maioria das licitações que se ouve falar aqui no Brasil, esse servidor saiu mais barato que o mercado. Isso mostra que sempre da pra fazer melhor, além de gastar menos dinheiro, conseguiram montar um máquina que consome menos energia, e olha que energia não seria problema pra Petrobras, né?! Não fala se usa Intel ou AMD. Porque se for AMD dava pra aproveitar o servidor e montar um usina termo elétrica [haters isso foi sarcasmo, tah?!].

  • Guilherme Zambiasi
    2011-11-08T17:41:50

    O pior é que eu tava precisando de um computador desses, o meu ta um caco!

  • Cledson Junior
    2011-11-08T13:46:17

    Montar um private server de game nesse servidor!kkkkkkkk Brincadeira a parte muito bom o computador, não é dos mais potentes, mas pelo preço que ele saiu está muito bom. Rumo ao pré-sal Goiás precisa do dinheiro que seria do Rio e Espírito Santo.hehe Se bem que... o dinheiro é do Brasil então todos os estados têm direito a um pedaço do bolo e que o nosso seja bem grande.UAHuHAUh