Fabricantes

09/11/2011 19h49 - Atualizado em 09/11/2011 19h49

Pioneer apresenta concorrente gratuito e de código aberto ao Siri da Apple: o Zypr

André Fogaça
por
Para o TechTudo

Mais conhecida por seus sons de carro e altofalantes, a Pioneer acaba de criar uma ferramenta que pode ser a primeira concorrente direta do assistente pessoal Siri, presente no iPhone 4S. Ela se chama Zypr, e sua API foi liberada de graça aos desenvolvedores de todo o mundo nesta quarta-feira (9).

Meios como o ZYpr opera (Foto: Divulgação)Meios como o ZYpr opera (Foto: Divulgação)

Um dos recursos mais 'vendidos' no iPhone 4S é o Siri, uma ferramenta de reconhecimento de fala que reconhece o contexto das frases, e não apenas palavra por palavra. Porém, seu curto reinado soberano já está em risco.

Pioneer liberou a ferramenta que andou desenvolvendo, o Zypr, e que tem a mesma ideia do Siri. A diferença é que ele é muito mais abrangente, pois poderá ser usado em carros, sistemas de som de casa, SmartTVs, tablets, smartphones e o que mais os desenvolvedores desejarem.

O reconhecimento de voz é tão natural quanto o existente no smartphone da Apple, a ponto de entender o significado de frases complexas como: “Encontre uma cafeteria próxima”. A partir daí, o sistema saberá para onde enviar a resposta, seja ela o de um serviço de mapas ou o de um sistema de eventos e locais em alguma rede social, como o Facebook.

Gratuita e aberta a todos que tem interesse em seu futuro, a ferramenta, por enquanto, apenas entende o inglês, e não se sabe como está o andamento para outros idiomas. Porém, se você for um desenvolvedor brasileiro e quer ajudar a trazê-lo para a nossa língua antes do Siri, basta entrar no site da empresa e seguir as instruções.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samuel Franco
    2011-11-10T08:18:26

    Putz agora geral falando com a voz digital em tudo quanto é canto,é...aqueles filmes futuristas de antigamente se tornam reais a cada momento.