Sistemas Operacionais

21/11/2011 15h49 - Atualizado em 26/06/2014 17h23

Pirataria no PC: Existem 100 jogadores piratas para cada 3 de jogos originais

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

A pirataria de jogos é um problema que assola todo o mercado de games no mundo, mas em alguns lugares ela chega a ser mais prejudicial, como é o caso da plataforma PC e sua facilidade de acesso a cópias não-oficiais. Segundo o Marek Panel, o CEO do estúdio Bohemia Interactive (criadores do jogo Arma), existem 100 pessoas que jogam títulos piratas no PC, para cada três que optam em adquirir o jogo original. 

Confira os melhores Jogos leves para PC

Arma  (Foto: Divulgação)Arma (Foto: Divulgação)

Segundo o executivo, uma interessante medida anti-pirataria foi adotada pelo estúdio, que reduz gradativamente a qualidade do jogo pirata, fazendo coisas como borrar os gráficos com o passar do tempo, ou reduzir a precisão das armas. 

Em entrevista ao site PC Gamer, Marek não acredita na extinção da pirataria, mas que as medidas preventivas sempre existirão. Os dados citados anteriormente vieram dos registros do modo multiplayer de Arma, onde para cada três pessoas que conseguiram registrar com sucesso sua cópia, tiveram 100 tentativas não-sucedidas de acesso com uma cópia pirata. 

Resultados assim mostram que a pirataria é muito grande no PC, e isso é algo que preocupa os desenvolvedores de médio porte, e independentes, cuja plataforma principal de desenvolvimento é o PC

Via CVG

Está procurando uma ferramenta que simule uma rede local de computadores? Encontrou! Baixe Hamachi!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando
    2011-11-23T02:12:38

    Quem fala que os jogos "tops" na Steam é um absurdo, que o poder de compra do americano é indiferente do brasileiro, é de se notar que nunca comprou ou prefere realmente abolir aos jogos compartilhados ou piratas. Como disse o brasileiro prefere fazer gambiarras e ficar tendo dor de cabeça procurando jeitos para burlar do que fazer o que é certo, comprar o original. Não é atoa que quando jogamos em servidores gringos, brasileiro é taxado como trapaceiro, sem vergonha e mal caráter

  • Mirhel Alvarenga
    2011-11-22T19:59:48

    É triste ver essa noticia... Por mim só compraria jogos originais, confesso que utilizo de jogos compartilhados (sei q n é o certo mas pelo menos n estou fazendo alguém lucrar em cima de trabalho de outros como comprar jogos PIRATAS). Posso não comprar original por falta de administração de meu dinheiro, mas espero reveter e pelo menos esses grandes jogos lançados esse ano e ano que vem quero pelo menos 1/2 deles originais.. Não sou comprador de jogos por não ter tempo alias, pq metade de meu tempo em casa é gasto com World of Warcraft (jogo em server original)...

  • Michael Bechior
    2011-11-22T14:52:16

    Eu sou a favor do fim do PC como plataforma, porque tá uma merd ... jogar, todo jogo que eu compro esta com DRM, tem que estar online para jogar, configurações estratosféricas, era melhor eu comprar um PS3 a cada dois anos sai mais barato ...

  • Ricardo Sousa
    2011-11-22T14:10:45

    Antes de conhecer o Steam só tinha jogos piratas. Hoje tenho quase 200 jogos no Steam... e com as promoções que virão no Natal, provavelmente passarei dos 200. E na maioria deles paguei menos de 5 dólares. Mas se você tem uma placa de vídeo razoável, instale Heroes of Newerth, que é gratuito e, na minha opinião, é o melhor jogo da atualidade. É no mesmo estilo do DotA 2, que será lançado no Steam...

  • Bruno César
    2011-11-22T12:58:58

    O problema é que para cada jogo original, vc compra 10 jogos piratas. O fato da pessoa ter dinheiro pra comprar um pc q rode bem não quer dizer q ele tenha dinheiro sobrando pra gastar com jogos de 100 reias. Se vc compra 20 jogos originais vc ja monta um PC novo. Comprei dois jogos originais pq o preço era mais acessivel. Um bom lugar pra comprar jogos originais é pelo steam da valve.

  • Samuel Franco
    2011-11-22T12:52:04

    as produtoras de games mesmo assim mantém preços altos

  • Drga Stdrtart
    2011-11-22T12:32:30

    é Idiootice dizer que o prefere pirata pq o preço é alto...Se o Cara tem dinheiro pra comprar um pc que rode bem o game, como nao tem dinheiro pra comprar o game oficial??? Pra mim é safadeza!!!

  • Marcelo Goncalves
    2011-11-22T10:43:10

    Pirataria é vc tirar uma copia e vender essa copia!! coisa mais simples é o torrent Td compartilhado e não pago nenhum centavo por isso, então não vejo como pirataria e sim o compartilhamento de arquivos rsrsrsrs.....

  • Carlos Velho
    2011-11-22T09:34:43

    Não aprovo a pirataria, mas não há como não desaprovar ainda mais o fato de um jogo custar 100 ou 200 reais. É um verdadeiro absurdo por apenas 6 horas de jogo, em média - considerando os FSP (não jogo online, apenas as campanhas singleplayer).

  • Jotazêr Leite
    2011-11-22T08:18:42

    Os jogos "top" não custam 10 dólares na Steam, sem falar que quando se fala em preço que os americanso pagam, esquecemos de considerar o poder de compra que eles tem. O salário mínimo lá é de mais de 2 mil reais. Se é pra converter, converte tudo, não apenas o valor dos jogos. 100 reais de 2 mil é 5% do orçamendo, 100 reais de 600(arredondando) dá 16%.

  • Marcos Lopes
    2011-11-21T22:57:59

    Cara eu acho que os jogos para PC originais são baratos (chegando a ser a metade do preço cobrado para consoles) mas mesmo assim, compensa muito mais para o usuário comprar jogos piratas. Eu não sou a favor da pirataria, mas entre as grandes vantagens de jogos piratas para PCs é que a pessoa não precisa desbloquear o computador, e mesmo tendo jogos piratas ainda pode jogar Online

  • Fernando
    2011-11-21T21:50:09

    Matheus falou tudo, fora as promoções de final de ano que a Steam coloca e míseros 10 reais por um jogo, mas colocar a culpa nos impostos, politicos é mais fácil. Não é mais simples dizer que brasileiro (não todos, mas a maioria) preferem desonestidade?

  • Matheus Goes
    2011-11-21T19:54:47

    Povo adora falar que é culpa dos políticos ou que os jogos são muito caros. Isso é fácil de resolver, abre uma conta no Steam. Vai pagar o mesmo que os americanos de quem tanto invejamos os preços pagam. Agora ainda melhor não vai nem precisar sair de casa para comprar o jogo.

  • Leandro Silva
    2011-11-21T18:38:53

    Os maiores culpados por isso são os politicos.

  • Vinícius Bonassoli
    2011-11-21T17:51:50

    Realmente pirataria é crime, mas no Brasil poderiam dar uma reduzida nos impostos, então as pessoas começariam a comprar só os games originais, pois seriam em conta..Mas do jeito que esta hoje, muita gente acaba apelando para jogos piratas...

  • Anderson Mendes
    2011-11-21T17:44:59

    Pirataria é crime! Não tem dinheiro? Achou caro? Simples, não compre! É lamentável nos dias de hoje o 'viva a pirataria', ridículo!

  • Pedro Martins
    2011-11-21T17:30:51

    viva a pirataria!!! enquanto os jgos forem absurdos de caro.. continuarei baixando !! haha

  • Marcelo T