Sistemas Operacionais

08/11/2011 16h41 - Atualizado em 10/11/2011 15h25

Presidente do Google teme o Siri

André Fogaça
por
Para o TechTudo

Pela primeira vez o presidente executivo do Google, Eric Schmidt, afirma que uma ferramenta dentro do iOS, o Siri, pode representar uma séria ameaça ao Google. Pela primeira vez, a empresa vê um concorrente de muito peso.

Siri, no iPhone 4S (Foto: Divulgação)Siri, no iPhone 4S (Foto: Divulgação)

Este receio foi publicado em um comunicado à subcomissão de senadores dos Estados Unidos, quando a Google respondeu ao senador democrata Richard Blumenthal sobre a possibilidade de a gigante das buscas estar exercendo algum monopólio. "Eu discordo de que o Google esteja dominando o mercado de buscas", respondeu Eric Schmidt.

Junto deste comunicado, o presidente da empresa ainda alegou que subestimou o potencial da tecnologia adquirida pela Apple. "O Siri (...) é um desenvolvimento significante para as buscas feitas por voz no iPhone (...) O Google tem muitos competidores fortes e nós falhamos algumas vezes na hora de antecipar ameaças competitivas, em termos de novos métodos para acessar informação", disse Schmidt no comunicado.

A Apple apresentou o Siri junto com o iPhone 4S em outubro deste ano, e a funcionalidade é exclusividade deste novo aparelho, como uma forma bastante intuitiva de se perguntar qualquer coisa ao seu telefone. O Android também tem um mecanismo de pesquisa por voz e comandos que podem ser executados em smartphone ou tablet, e que, inclusive, funcionam em português e reconhecem nomes até em tupi, como a cidade paulista de Itanhaém. Porém, o recurso do sistema operacional móvel do Google não interpreta a frase como um todo, ao contrário de seu concorrente.

Via Gizmodo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aline Melo
    2011-11-10T15:50:11

    Dermeval, acho que você cometeu um engano. Eric Schimidt é sim o presidente executivo do Google. Larry Page é o CEO da empresa, ok? ;]

  • Michel Silva
    2011-11-09T19:44:26

    Concordo com o Duda Weyll, e a competição é boa.

  • Dermeval Senra
    2011-11-09T18:43:35

    O Eric Schmidt não é presidente do Google. O CEO é o Larry Page. Já faz um tempo...

  • Dermeval Senra
    2011-11-09T18:41:56

    O Eric Schmidt não é presidente do Google. O CEO é o Larry Page. Já faz um tempo...

  • Duda Weyll
    2011-11-08T22:59:33

    O Chrome tem um interpretador de voz, mas não tem a AI do Siri... Essa briga vai ser boa, até pq qlqr um pode criar uma personalidade de inteligencia artificial hoje em dia, a linguagem de criação AIML é baseada em XML... Acredito que o primeiro serviço de busca que deixar o usuário escolher personalidades ou dar upload de uma no motor de busca vai sair na frente, saindo desse lance de ficar preso a um bot padrão.