Celular

23/11/2011 17h17 - Atualizado em 23/11/2011 17h17

Problema no iOS 5 gera IDs aleatórias de acesso ao iCloud

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O site Electronista publicou imagens e um vídeo que mostram mais uma falha grave na nova versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 5. O problema está relacionado a criação de IDs aleatórios nos iPhones dos usuários.

Login Apple ID (Foto: Reprodução)Login Apple ID (Foto: Reprodução)

Segundo o site, o problema está localizado no iPhone 4S, e acontece quando o usuário efetua uma restauração completa do software do dispositivo, utilizando o backup armazenado no iCloud. O problema pode abrir uma brecha perigosa na segurança do serviço de identificação da Apple, uma vez que outros usuários poderão se deparar com IDs cadastrados por terceiros, podendo até mesmo acessar os dados desses usuários, sem o seu consentimento ou autorização.

Fóruns de discussão da Apple já exploram o assunto, e os usuários acrescentam mais informações sobre a falha. Alguns comentários relatam que o problema se manifestou após a atualização para a versão 5.0.1 do iOS. A informação é confirmada pelo site Electronista, pois o modelo que eles utilizaram para a produção do vídeo publicado também está atualizado com a mais recente versão do iOS.

No vídeo, o iPhone 4S exibe a tela de solicitação de acesso ao Apple ID. Porém, a identificação exibida pelo smartphone não pertence ao dono do aparelho, e nem mesmo o e-mail coincide com o e-mail cadastrado no telefone do proprietário. Depois de sete exibições de IDs aleatórios, com o usuário negando cada uma dessas notificações, o problema desaparece por aproximadamente 20 minutos, mas volta a acontecer, mesmo que todos os aplicativos do smartphone estejam fechados.

Alguns usuários mais otimistas afirmam nos fóruns de discussão que a Apple está ciente do problema, e que eles já estariam trabalhando em uma solução. Porém, de forma oficial, a Apple não se manifestou sobre o assunto. A única solução temporária para remediar o problema é evitar o uso do iCloud para restaurar o seu dispositivo. No lugar, é melhor reinstalar o iOS 5 a partir de um Mac ou PC via iTunes, e usar o backup armazenado no computador.

Ainda não se sabe qual é a extensão do problema ou se ele pode se estender para outros dispositivos com iOS 5, além do iPhone 4S.


Via Electronista.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares