18/11/2011 16h59 - Atualizado em 31/08/2016 15h53

“Produtos com código fechado perderão no final”; afirma Linus Torvalds

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Em sua passagem pela LinuxCon Brasil nesta quinta-feira (17/11), Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux, reafirmou sua posição em relação ao embate entre códigos fonte abertos e fechados. “Tecnologias que mantiverem a restrição de acesso a códigos perderão no final”.

A declaração teve origem em uma pergunta a respeito da nova ferramenta de boot do Windows 8, capaz de inviabilizar a instalação de alguma distribuição Linux em dual boot. O criador ainda advoga que tanto pessoas quanto mercados desejam liberdade de escolha.

Linus Torvalds (Foto: Reprodução)Linus Torvalds (Foto: Reprodução)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Mesmo que um novo recurso como o Secure Boot proteja o novo sistema operacional da Microsoft contra ataques de hacking (mas somente ataques, digamos, “leves”), essa mesma propriedade anularia a possibilidade de usuários instalarem sua distribuição Linux favorita diretamente em um PC equipado com Windows 8.

Apesar deste cenário que levaria muitos fãs de códigos do tipo aberto à descrença, Torvalds se mostra otimista e acredita que a abertura para essas informações será feita em longo prazo, e modalidades como o Windows Secure Boot não passarão de um modismo.

Essas palavras ganharam ainda mais força ao serem ditas durante a LinuxCon realizada em solo brasileiro, já que em nosso país não é possível comprar jogos para iPhone legalmente devido a restrições legais impostas à Apple pelo governo. Para agravar a situação, a marca da maçã preferiu manter sua política de restrição e acesso fechado e simplesmente retirou a categoria de Jogos de sua loja online.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Souza
    2011-11-18T20:50:08  

    Já é realidade em parte. Não podemos ficar focados só no Desktop. Olhe a sua volta. Programas de código fonte disponível dominou o mundo há muito tempo. A própria internet é assim. Um dos navegadores mais usados é de código aberto. Android ultrapassará o próprio Windows. Bom são tantas coisas que só que pesquisa e entende sabe que é verdade. Mas, sempre vai ter trolls negando...

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2011-11-18T20:50:08  

      já ultrapassou

  • Vilmar Israbus
    2014-06-30T01:18:44

    Estamos em 2014 e os produtos com código fechado vão muito bem, obrigado. Pq os espertalhões pensam que tudo na área de software tem que ser dado de mão beijada?? Quem paga o trabalho intelectual, os anos de estudo e dedicação?? Vão aprender a valorizar o trabalho dos outros, cambada!!!

  • Duda Weyll
    2011-11-19T16:09:41

    Jogos são nativos de um sistema ou outro, por exemplo, PW não é nativo do Mac tb... Mas dá pra jogar facilmente PW no Linux se instalar o Wine, interface pra rodar aplicativos Windows, ou instalar uma máquina virtual com um Windows instalado dentro dela... Mas cá entre nós, comprar um PC pra jogar RPG é uma coisa muito mal feita, até pq um PS3 custa mais barato e dá mais diversão.

  • Michael Bechior
    2011-11-19T15:43:20

    Se vc usa windows pirata o problema é seu! fale por vc mesmo, desde o Vista eu uso original e nunca mais tive problemas, estou no Win 7 e esperando o Win 8, não tenho problemas com vírus faz muito tempo, mas na verdade o pessoal gosta de Linux gosta de jogar Perfect World no Win XP piratex! joga no LINUX que eu quero ver!

  • Duda Weyll
    2011-11-19T15:39:42

    Apple desenvolveu seus sistemas operacionais fechados a partir de código aberto, Google também (boa parte é aberta a partir do googlecode), os bots de inteligência artificial usam AIML, as linguagens da internet são em sua maioria abertas, o Governo francês usa Linux; só pra começar a conversa... Hoje em dia não é necessário ser Geek pra usar Linux ou Android, por exemplo.

  • Ronei Melo
    2011-11-19T08:15:27

    Nem todos são geeks. Pessoas com pouca ou nenhuma habilidade com dados também existirão no futuro. Elas continuarão não muito dispostas a customizar seus sistemas, mas sim utilizá-los da forma mais prática, estável e segura possível. O iOS que o diga.

  • Ewerton Silva
    2011-11-19T03:23:16

    esse é o mal do mundo, que tudo de graça, pimenta no cu dos outros e refresco, que de graça vai toma injeção na testa, garanto que é de graça !

  • Cristiano Palmer
    2011-11-18T19:07:26

    Linus Torvalds é o cara! Hoje em dia a grande maioria das pessoas utiliza o Linux ou o Windows Pirata, a partir do momento em que a pirataria for extinta o Linux vai dominar! No celular já é uma realidade (Android)!

  • Leandro Rodrigues
    2011-11-18T17:27:04

    A quanto tempo ele já fala isso? Por favor...