Robótica

16/11/2011 18h42 - Atualizado em 16/11/2011 18h42

Robô de telepresença Telesar V transmite visão, audição e tato entre pessoas

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O professor professor Tachi da Keio University, no Japão, vem trabalhado em uma espécie de robô-avatar. O Telesar V é uma máquina que pode ser controlada remotamente e ainda transmitir sensações como tato, visão e audição à distância.

Telesar V (Foto: Reprodução)Telesar V (Foto: Reprodução)

Mais do que uma maravilha tecnológica, o equipamento pode ser de extrema importância na medicina. Um médico pode chegar a diagnósticos acurados a partir daquilo que o paciente relata, mas sem dúvida a chance de chegar lá é muito maior se o médico for capaz de sentir como o paciente.

O Telesar adota o princípio chamado de “telexistência”. Para que alguém possa sentir, ver e ouvir com este avatar, é preciso vestir uma parafernália que o coloca em conexão com o robô. Conforme ele toca superfícies, o usuário é capaz de sentir a temperatura e as formas dos objetos. Ele também reproduz os sons que ouve e aquilo que enxerga em um visor 3D.

A visão ainda é relativamente ruim. O equipamento distingue formas vagas, sendo capaz de identificar pouco dos objetos. Em todo caso, a experiência oferecida pelo Telesar V é muito mais elaborada do que outras iniciativas no campo da telexistência, em que os protótipos tinham pequena capacidade de “sentir e transmitir”.

Um robô como o Telesar ainda pode ser destinado para o entretenimento. Além de jogos que coloquem o usuário realmente dentro da história – seja um emocionante RPG ou um explosivo jogo de tiro – há a opção de que, quem sabe, um dia você possa fazer mais do ver um bom filme, mas sim vivê-lo em todas as suas emoções e experiências.

No vídeo, um pouco do funcionamento do Telesar V:


Via Tom's Guide

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edson Dallarosa
    2011-11-20T14:46:49

    Só e ridicularizado pq vivemos em um pais onde qm naun gosta de politica e comandado por qm gosta! E tmbm pq a educação do nosso pais nessecita evoluir muito ainda!

  • Wallinson Passos
    2011-11-16T23:53:22

    e pensar que no brasil ridicularizam quem procura fazer grandes projetos mas na hora da eleicao ,cai politico dizendo que vai apoiar os estudantes .