Robótica

22/11/2011 20h39 - Atualizado em 22/11/2011 20h39

Robô japonês limpa a casa por meio de ordens enviadas pelo Kinect

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Yaskawa Electric, maior produtora de robôs industriais, está em fase avançadas de testes com o The SmartPal VIIrobô desenvolvido para criar tarefas domésticas. O produto utiliza uma tecnologia bem conhecida da atual geração: o Kinect.

The SmartPal VII (Foto: Divulgação)The SmartPal VII ajuda nas tarefas de casa. (Foto: Divulgação)

É isso mesmo. Mais uma utilidade para o sensor de movimento da Microsoft, que nasceu como uma inocente ferramenta para captar a movimentação de gamers e transportá-la para os games do Xbox 360.

O robô foi apresentado em uma feira de eletrônicos no Japão e chamou a atenção de todos os participantes. Um engenheiro ficava em um computador, com o Kinect ativado, se movimentando enquanto o robô, do outro lado da sala, repetia exatamente os mesmos gestos.

A demonstração do robô foi simples. Ele abaixava para pegar bonecos do chão, conforme ordenado pelo Kinect. No entanto, já gerou uma grande expectativa e a certeza de que poderá ser útil em diversos outros fins no futuro.

Segundo os próprios engenheiros, o produto é uma opção também para quem está longe de casa e quer ajudar a família, que pode ter pessoas idosas, a realizar as tarefas necessárias.

"Esse robô é a personificação de um ser humano. Ele tem vários níveis de liberdade e nossa meta é usá-lo para auxiliar as pessoas em seus mais diversos afazeres. Pensamos também na facilidade para contrá-lo e ainda não definimos o público alvo dele. Mas nosso objetivo é criar um dispositivo que ajude as pessoas", diz o comunicado da empresa.

Veja, abaixo, o The SmartPal VII em atuação:

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares